Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2020 às 08h56min - Atualizada em 25/06/2020 às 08h53min

Conheça os níveis de mutante da Marvel

Ernandes Silva - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução: Marvel Comics
Com a criação dos X-Men em 1963, diversos personagens com o Gene X surgiram com o passar dos anos. Alguns deles com habilidades grandiosas, outros nem tanto. Desde então, inumeros debates sobre quem é mais poderoso do que quem surgiram entre os fãs. Até que vários escritores das HQs da Marvel começaram a classificar os homo superiores de acordo com o desenvolvimento da sua mutação. Assim, os seguintes níveis de classificação mutante foram criados nas histórias em quadrinhos da Marvel.

Zeta

 
É o nível mais baixo da classificação mutante, aqui quem porta o Gene X não chega a desenvolver nenhuma mutação física ou habilidades e tem o Gene inativo no DNA. Mas seus descendentes podem vir a carregar também o gene no DNA até que ele se ative. Qualquer um pode ser nível Zeta, os que são aliados dos mutante e/ou até mesmo quem protesta contra.

Épsilon


A mutação afeta diretamente na sua aparência física. Num contexto geral, eles não têm nenhum poder e só tem a deformação causada pelo gene. O que lhe força a viver recluso ou se esconder, assim como os Morlocks – uma comunidade de mutantes que vive nos esgotos –  e que em sua grande maioria são classificados como nível Épsilon.

Delta

 
Na grande maioria, a mutação nível delta não causa alterações na sua aparência. Eles podem viver por anos sem ter ciência do seu poder. Pois as habilidades são mais simples e sutis, podemos dizer assim, tais quais como a inteligência e sorte. Dentre os personagens desse nível estão o Forge que consegue manipular maquinas sem precisar saber como elas funcionam, o Cifra que entende qualquer idioma falado ou escrito e seja de origem humana ou extraterrestre. E a Dominó que consegue alterar a probabilidade ao seu favor, lhe aparentando ser sorte.

Gamma

 
Os mutantes Gamma têm uma alteração física bastante marcante como chifres, escamas, penas, pêlos, pele de outra coloração. Porém diferente dos Épsilon, as habilidades dos Gama são bastante úteis em combate e/ou defensa. Assim como o Noturno, Mística, Dentes de Sabre, Fera e a Blink – cuja habilidade é de criar portais de teletransporte e projeção de energia.

Beta

 
Eles são bastante poderosos e conseguem se passar por um humano comum à primeira vista mas há uma pequena mutação física que lhe entrega. Como os olhos vermelhos e pretos do Gambit, as orelhas pontudas do Narmor. Outro detalhe sobre os Beta é que alguns deles não conseguem desligar o seu poder, e é o caso do fator de cura do Wolverine, e o toque de absorção da Vampira – que a tornou Beta por muitos anos até que recentemente aprendeu a controlar o seu dom.

Alpha


Esses são os mutantes com dons eficazes e que diferente dos Betas podem ativar e desativar, além de ter aparência muito igual a de um humano qualquer. Com o treinamento constante eles podem vir a manifestar novas habilidades, assim como os teleptas. Alguns deles são a Tempestade, o Colossus, a Kitty Pryde, o Magneto, a Emma Frost, o Destrutor, o Professor Xavier e o Ciclope – que na verdade tem um dano no seu cérebro causado por um acidente que o impossibilita de desligar o seu poder.


Omega

 
Mutantes nível Omega são extremamente raros e se tem conhecimento de poucos. Para um personagem ser classificado como tal é necessário que o seu poder seja capaz de causar uma enorme destruição – a ponto de aniquilar a humanidade –, alterar a massa e a realidade. Alguns deles são o Apocalypse, o Legião, o Franklin Richards, Jean Grey, o Homem de Gelo. Por muitos anos a Feiticeira Escarlate era classificada como uma mutante Omega pela sua capacidade de manipular, distorcer a realidade. Só que em 2014 foi revelado que os seus poderes e de seu irmão gêmeo, Mercúrio, são resultados de experimentos realizados pelo vilão Auto Evolucionário. 

REFERÊNCIAS: 
OS 7 NÍVEIS MUTANTES DA MARVEL. Nerd All Stars. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jzkkDmUgJQU&t=1s>. Acesso em: 23 de jun. de 2020.

FEITICEIRA ESCARLATE: É OU NÃO É MUTANTE?. Nerd All Stars. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4O4ucoac79c>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

BARRETO, André. Classificação Mutante explicada: Saiba como diferenciar as sete classes. Universo X-Men, 07 de junho de 2020. Disponível em: <https://universoxmen.com.br/2020/06/classificacao-de-mutantes-explicada-saiba-como-diferenciar-as-seis-classes/>. Acesso em: 23 de jun. de 2020. 
,
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »