Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2020 às 11h47min - Atualizada em 25/06/2020 às 11h45min

Liga dos Campeões retorna em agosto com formato inédito e novas regras

Após paralisação, competição deve ter os jogos a partir das quartas de final disputados em Portugal

Anna Voloch - Editado por Paulo Octávio
A final da Liga dos Campeões 2020 acontecerá no Estádio da Luz, em Lisboa. (Foto: Divulgação/Ozan Kose AFP/Site oficial UEFA)
A UEFA anunciou que a Liga dos Campeões, principal campeonato do continente europeu, deve retornar no dia 7 de agosto e ter sua grande final no dia 23 do mesmo mês. O formato terá novas regras e novos protocolos a serem seguidos pelos clubes. A informação foi confirmada em entrevista coletiva no dia 17 de junho.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo comitê da 
UEFA para sediar as partidas a partir das quartas de final. A forma como Portugal tem enfrentado a pandemia do novo coronavírus foi fator determinante para a escolha da sede. A princípio, todos os confrontos acontecerão com portões fechados. Porém o presidente da UEFAAleksander Čeferin, ressaltou na coletiva que a situação da pandemia será reavaliada no início de julho e que a instituição estará constantemente consultando as autoridades locais para decidirem a respeito do público nos jogos. 

Čeferin ainda destacou que está muito satisfeito em poder retomar a competição, que  avalia as condições dia após dia, e tudo será adaptado, caso necessário. Em relação ao protocolo médico a ser seguido no retorno da Liga dos Campeões e das demais ligas da UEFA, o presidente declarou que os princípios-chave já foram aprovados e as diretrizes detalhadas serão finalizadas e estabelecidas nas próximas semanas.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, a competição havia sido paralisada em março, com quatro jogos de volta das oitavas de final ainda a serem disputados. Os primeiros confrontos que acontecerão no retorno, nos dias 7 e 8 de agosto, ainda não tem local confirmado; podem ser no estádio dos mandantes  ou nas cidades de Porto e Guimarães, em Portugal. Os times já classificados para as quartas de final são: AtalantaAtlético de MadridPSG e RB Leipzig. As outras vagas serão definidas nos seguintes jogos:

Manchester City x Real Madrid (2-1)
Juventus x Lyon (0-1)
Barcelona x Napoli (1-1)
Bayern de Munique x Chelsea (3-0)

As fases de quartas de finais (entre 12 e 15 de agosto), semifinais (18 e 19 de agosto) e a final do torneio (23 de agosto) serão realizadas em partidas únicas, todas na cidade de Lisboa. Os estádios que sediarão os jogos são o Estádio da Luz, do Benfica, e o Estádio José Alvalade, do Sporting. A final que aconteceria no Estádio Olímpico de Atatürk, em Istambul, Turquia, será realizada na próxima temporada.

Sendo assim, todos os jogos restantes da temporada 2019/20 da Liga dos Campeões serão realizados em um intervalo de cerca de 15 dias com novas regras a serem aplicadas: cinco substituições serão permitidas para a conclusão da temporada atual e três novos jogadores irão poder ser inscritos pelos clubes para a sequência do campeonato. Portanto, segundo site oficial da UEFA, esse é o calendário final definido para a disputa das fases finais da Liga dos Campeões, em agosto:

7 e 8 de agosto: Oitavas de final, segunda mão (locais a confirmar)
12, 13, 14, 15 de agosto: Quartas de final (Lisboa)
18 e 19 de agosto: Semifinais (Lisboa)
23 de agosto: Final (Estádio da Luz, Lisboa)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »