Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/06/2020 às 14h13min - Atualizada em 28/06/2020 às 12h33min

Coisa Mais Linda e a Música

A segunda temporada da série fala sobre empoderamento feminino e Bossa Nova

Brenda Guerra - Revisado por Renata Rodrigues
Coisa Mais Linda | Reprodução Netflix
A série brasileira ambientada no Rio de Janeiro tem como protagonista a paulista Maria Luíza, interpretada por Maria Casadevall. Quem assistiu à primeira temporada sabe que Malu se apaixona pelo som da bossa nova e decide abrir um clube de música na, até então, capital brasileira. No entanto, Malu e suas amigas enfrentam diversos obstáculos impostos por uma sociedade machista e preconceituosa do fim da década de 1950.

A produção é repleta de música boa e de lindas imagens do Rio. Juntando mulheres fortes com bossa nova, conheça cinco das grandes vozes femininas da música brasileira.
 

Mas para começar... O que é bossa nova?


“Tem gente que chama de jazz com samba, jazz brasileiro, eu gosto de chamar de bossa nova” – Chico (Episódio 1 da primeira temporada – Coisa Mais Linda)



A bossa nova foi um movimento espontâneo que nasceu em Copacabana e trouxe uma maneira inédita de fazer samba. Com influência de ritmos norte-americanos, o som da bossa nova é leve e intimista, e mesmo tendo um pouco de jazz, como diz Paulo Jobim (filho de Tom Jobim): “a bossa nova é o samba”.

O cantor e compositor alagoano Marcos Farias conta que a bossa nova foi um movimento que antecedeu e inspirou a MPB: “A bossa nova é determinante e influente nos diversos estilos e movimentos musicais de meados da década de 1960 para cá. Percebo o quanto foi feliz a fusão do samba com o jazz. A rítmica do samba com a improvisação do jazz. Essa é a bossa nova”

Um som suave e poético como as paisagens do Rio de Janeiro, um som que dá paz e leveza, assim é o som desse gênero musical.
 
Grandes cantoras da bossa nova:
  • Nara Leão: considerada a musa da bossa nova, dizem que tudo começou em seu apartamento onde ela e seus amigos se reuniam para tocar. Nara era apaixonada por música e foi uma grande voz da bossa nova, do samba e da MPB. Cantando músicas como O Barquinho e A Banda, Nara encantou a todos com seu delicado timbre.
     
  • Elizeth Cardoso: também conhecida como ‘a divina’, Elizeth cantava nos gêneros choro, samba-canção e com o LP Canção do Amor Demais fez parte de um dos marcos iniciais da bossa nova. Entre seus grandes sucessos a cantora tem as músicas Chega de Saudade, Outra Vez e Luciana, compostas por Vinicius de Moras e Tom Jobim.
     
  • Astrud Gilberto: melhor amiga de Nara Leão, Astrud foi interprete da bossa nova e de jazz. A cantora fez grande sucesso cantando The Girl From Ipanema (versão em inglês da música Garota de Ipanema) e na década de 1970 passou a gravar canções próprias.
     
  • Sylvia Telles: uma das principais cantoras da bossa nova, Sylvia fez turnês internacionais e teve grande repercussão nos Estados Unidos cantando as músicas do gênero em inglês. A cantora também foi um grande sucesso da MPB. Dentre as músicas interpretadas por ela estão:  Dindi, Samba de Uma Nota Só, e Insensatez. 
     
  • Miúcha: irmã de Chico Buarque, a cantora surgiu profissionalmente em 1975 e foi uma importante intérprete da bossa nova e da MPB. Parceira de grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Toquinho, Miúcha foi uma autêntica cantora da bossa nova.

  •  
Para quem quiser escutar bossa nova, no Spotify tem uma playlist só com músicas desse gênero musical. Além de playlists disponíveis com a trilha sonora da série Coisa Mais Linda.



Para os fãs da série, a Netflix Brasil lançou em seu canal de YouTube a Rádio Coisa Mais Linda, um “programa de rádio” com episódios que duram cerca de nove minutos e falam sobre música e temas relacionados à série.  As atrizes Maria Casadevall, Pathy Dejesus, Mel Lisboa e Larissa Nunes comandam o programa, interpretando de casa suas personagens. Vale a pena conferir!
 
Referências:
A história da bossa nova. Youtube. Disponível em: . Acesso em: 22 de maio 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »