Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2020 às 19h02min - Atualizada em 25/06/2020 às 18h56min

Temporada do Futebol Americano no Brasil está suspensa

Principais entidades do esporte no país decidem não retomar as atividades

Lucas de Almeida Andrade - Editado por Paulo Octávio
Logos das principais entidades Imagem / arte: Cesar Freitas / Salão Oval
 A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA); a Liga BFA, que organiza a principal competição nacional; a Associação de Treinadores de Futebol Americano (ATFA) e da Associação Nacional de Arbitragem de Futebol Americano do Brasil (ANAFAB) anunciaram no dia oito de junho que todas as competições estão suspensas por tempo indeterminado devido à pandemia de Covid-19.  O motivo é preservar a saúde de atletas e do público que comparece aos jogos.

Segundo estas entidades, o esporte sofre com a falta de estrutura, de apoio e de patrocínio. Além disso, segundo eles, esses poderiam ser um fatores para a volta precipitado do esporte no país. Mas a questões de saúde e as humanitárias se sobressaíram na decisão de suspensão das atividades. Ainda segundo eles muitos de seus atletas são amadores e perderam seus empregos durante a pandemia.

Quando os primeiros casos de Covid-19 foram diagnosticados no Brasil no começo do mês de março, a CBFA e outras entidades estaduais como a de São Paulo e Paraná, orientaram que todos os torneios, jogos amistosos e treinos presenciais no primeiro semestre do ano fossem suspensos. Objetivo era o de evitar contaminação de todos os envolvidos com a modalidade, bem como de pessoas próximas a eles. Foram indicadas que apenas reuniões realmente necessárias fossem realizadas e de forma remota. E foi solicitado que os atletas treinassem em casa  para evitar contato com outras pessoas em academias.

 A Liga BFA inicialmente informou, no mês de março, que iria monitorar os casos para decidir se o torneio nacional se iniciaria após o mês de julho mas tendo decidido que cada equipe faria um número menor de jogos para evitar aglomerações e viagens. No entanto a liga optou por cancelar o torneio que ocorreria em 2020 após o crescente número de casos da doença. Os atletas que já pagaram a inscrição para disputarem o torneio nacional, estão desobrigados de pagar a tarifa para o próximo torneio que irá ocorrer provavelmente no ano de 2021.

Segundo o comunicado da ANAFAB, cada partida de futebol americano em nosso país reúne ao menos 150 participantes e em casos de competições nacionais são necessárias viagens que podem auxiliar na transmissão do Coronavírus. Ainda segundo o comunicado, os árbitros não atuarão em nível nacional  em 2020, apenas em nível estadual se as condições sanitárias permitirem. Por último fica relatado que a arbitragem  utilizará o restante do ano para estudo e aprimoramento contínuo do seu corpo de árbitros.

Finalizando, o comunicado da ATFA traz diversos dados sobre a Covid-19  e como a doença é prejudicial à saúde humana. As quatro entidades demostram como é importante a união de todos os envolvidos na administração do esporte para que as melhores decisões sejam sempre tomadas.
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »