Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2020 às 20h00min - Atualizada em 25/06/2020 às 19h50min

Dicas para comprar de maneira segura e evitar golpes na internet

Saiba como se proteger e reduzir os riscos de cair em golpes na hora de ir as compras

Kinderlly Brandão - Editado por Manoel Paulo
Canaltech/Serasa
Freepik
Fraudes e golpes relacionados a compras na internet aumentaram significativamente durante a pandemia no Brasil. O site de reclamações de consumidores Reclame Aqui, aponta que as atividades ilícitas ressurgiram com força total nos últimos meses. No entanto, há diversos modos de se prevenir e fazer compras de maneira segura pela internet.
 
Algumas orientações importantes antes de fazer compras na internet são:
 
- Busque por sites conhecidos, que tenham boa reputação e que já são referência de compras pela internet.
 
- Utilize ferramentas como o Reclame Aqui, que mostra a reputação das empresas e a quantidade de queixas respondidas e não respondidas pela loja virtual.
 
- Identifique se o site fornece informações como telefone, e-mail e outros canais de contato, caso você precise contatá-los para dúvidas e esclarecimentos.
 
- Desconfie se os preços forem muito baixos, como ofertas que fogem do padrão. A maioria dos produtos possuem uma média de preços padrão no mercado.
 
- Observe se a loja possui a certificação digital “https” antes do endereço do site no seu navegador e se há o cadeado indicando que a conexão é segura.
 
- Não faça compras na internet utilizando redes wi-fi ou computadores públicos, pois há risco de ocorrer roubo de informações.
 
- Nunca forneça a senha do cartão de crédito, pois não é uma informação necessária na hora da compra.
 
- Por fim, guarde os comprovantes de compra, como e-mails e códigos de confirmação que indicam que a compra foi realizada. Essas informações podem ser úteis caso você precise ativar o Procon.
 
- Em tempos de pandemia, fique sempre atento e seja precavido. Com essas dicas, é possível comprar sem ter dores de cabeça e sem cair em golpes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »