Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/06/2020 às 00h29min - Atualizada em 26/06/2020 às 23h54min

5 animações japonesas que vão tocar seu coração

Thaís Cordeiro - Editado por Bárbara Miranda

Animes são conhecidos por suas histórias complexas com personagens fortes e marcantes, nos filmes de animação não seria diferente. As animações japonesas têm como maior característica, a sensibilidade e sutileza para falar sobre temas que unem o Japão antigo ao contemporâneo.

Dos dramas sobre primeiro amor e amizades a temas que envolvem bullying e violência, os animes sempre encontram uma forma de mexer com nossas emoções.

Confira alguns dos filmes de animação japonesa que certamente vão tocar você:
 
1.  5 Centímetros Por Segundo (Byõsoku 5 Senchimetoru)


 
5 Centímetros Por Segundo tem o toque já conhecido do diretor que nesta obra conta a história de Takaki Tohno e Akari Shinohara, amigos de infância que precisam lidar com as mudanças da vida que os levam a crescer e seguir caminhos diferentes. A sensibilidade e realismo da produção estão em retratar a progressão natural da vida que leva as pessoas a separarem com o tempo, apesar de fazerem todo o possível para se manterem unidas. O título é uma poética alusão a velocidade que as flores de cerejeiras caem na primavera japonesa.
 
Lançamento: 2007      
Diretor: Makoto Shinkai
 
 
2. O Jardim das Palavras (Kotonoha No Niwa)


 
Takao Akizuki, um estudante de 15 anos e aspirante a sapateiro, decide matar aula em um dia chuvoso para desenhar no lindo Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen. Ele conhece Yukari Yukino, uma mulher misteriosa de 27 anos, com quem desenvolve uma amizade inusitada durante a temporada de chuvas em Tóquio. Em O Jardim das Palavras, Shinkai fala sobre uma união que nasce de corações solitários, enquanto faz um paralelo entre a intensidade das emoções de um adolescente e os sentimentos confusos e complexos de um adulto.   
 
Lançamento: 2013         
Diretor: Makoto Shinkai   
 
 
3. Anohana – The Flower We Saw That Day (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai)


 
O filme é o epílogo do anime de 2011 e se passa um ano após a conclusão da série. Anohana conta a história de um grupo de amigos que precisam lidar com a morte inesperada de um deles. O medo e a culpa que os separou depois do acontecimento, os unem de novo, cinco anos depois, enquanto tentam realizar o último desejo do amigo que partiu. Embora a série ofereça uma visão mais completa, é possível compreender e se emocionar com a história assistindo ao filme.  
 
Lançamento: 2013  
Diretor: Tatsuyuki Nagai
 

4. A Voz do Silêncio (Koe No Katachi)


 
Nishimiya Shoko é uma menina do sexto ano que possui deficiência auditiva e sofre com o bullying e o isolamento por parte de seus colegas na nova escola. Ishida Shoya é o aluno bagunceiro que gosta de chamar atenção e vê na nova aluna a fonte para se tornar mais popular entre os amigos. Depois de um episódio em que Nishimiya acaba machucada, a menina é transferida do colégio e Ishida precisa lidar com a culpa e rejeição dos colegas. A Voz do Silêncio é um filme visualmente lindo e extremamente sensível e sutil para falar sobre crescimento, culpa , preconceito e a complexidade da busca por aceitação.
 
Lançamento: 2016   
Diretor: Naoko Yamada
 

5. Your Name (Kimi No Na Wa)


 
Em Your Name, Taki Tachibana, um adolescente que vive em Tóquio, e Mitsuha Miyamizu, uma garota que vive na cidade interiorana de Itomori, misteriosamente trocam de corpos e começam a se comunicar através de bilhetes. Lendas e sonhos se misturam a vida dos jovens enquanto desenvolvem um laço mais forte que o tempo. Com um enredo sensível e tocante, arte e fotografia de tirar o fôlego e uma trilha sonora que toca no mais profundo dos sentimentos, Your Name faz jus ao título de maior obra de Shinkai.
 
Lançamento: 2016
Diretor: Makoto Shinkai

 
 REFERÊNCIAS 
 
CUROVIC, Irina. ‘15 Heartbreaking Anime That Will Make You Cry’. Disponível em: <https://www.cbr.com/saddest-anime-series-ever/> .Acesso em 25 de Junho de 2020.

IMDB. 5 Centimeters Per Second. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0983213/> .Acesso em 25 de Junho de 2020.

JNTO. ‘Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen’. Disponível em: <https://www.japan.travel/pt/spot/1659/> .Acesso em 25 de Junho de 2020.

WIKIPEDIA. ‘Anohana: A Flor Que Vimos Naquele Dia’. Disponível em: <https://pt.qwe.wiki/wiki/Anohana:_The_Flower_We_Saw_That_Day> .Acesso em 25 de Junho de 2020

ROTTEN TOMATOES. A Silent Voice.  Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/a_silent_voice> .Acesso em 25 de Junho de 2020.

MANHÃES, Jéssica. ‘Koe no Katachi: Uma animação que discute bullying, suicídio e a importância da comunicação’. Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2017/09/30/koe-no-katachi-bullying/> .Acesso em  25 de Junho de 2020.

STAGNI, Thais. ‘Por que a obra de Makoto Shinkai emociona até quem não gosta de romance’. Disponível em: <https://br.ign.com/makoto-shinkai/46766/feature/por-que-a-obra-de-makoto-shinkai-emociona-ate-quem-nao-gosta-de-romance> .Acesso em 25 de Junho de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »