Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2020 às 13h21min - Atualizada em 01/07/2020 às 12h42min

A maior festa do Nordeste, o São João

Conheça mais da festa que mexe com o povo Nordestino

Geovanna Morais - Editado por André Uchôa
Foto: reprodução/internet

O São João é considerado uma das principais festas do Nordeste. É comemorado todo dia 23 e 24 de junho, não somente para homenagear o santo que ficou conhecido por ser muito festeiro, mas também está relacionado ao nascimento de João Batista, que foi um pregador. Por conta disso a festa possui um valor religioso. E além do Nordeste do Brasil, ele é comemorado em outras regiões brasileiras e em países como: Canadá, Estônia, Portugal, Rússia, França, Grécia, Dinamarca, entre outros.

Rafael Oliveira, formado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) 
contou mais sobre a história do São João. De acordo com ele, a festa é importante para a sociedade brasileira e principalmente para o povo nordestino e está implícita no calendário cultural, econômico e social. É uma festa popular que não aceita a discriminação de classes e de raça sendo voltada para a confraternização do povo.

Ele ressalta ainda que o Nordeste é o principal polo de comemoração devido a colonização brasileira, sendo a região o principal centro colonial do Brasil durante 200 anos, dos séculos XVI e XVII. Por esse motivo a cultura cristã chegou com muito mais força e acompanhada da presença portuguesa, que foi a causa da dissipação, mais acentuada, das ideias cristãs europeias e das festividades dos chamados santos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio.

Para complementar o seu significado religioso, o São João  representa o nascimento de João Batista, que foi primo de Jesus Cristo, o qual batizou  Jesus nas águas do Rio Jordão, sendo o símbolo da fogueira a representação das boas novas.

 


 

MÚSICA

As músicas juninas foram introduzidas no Brasil no século XVI, por meio dos padres jesuítas em suas escolas para Índios. Na década de 1930 surgiu os primeiros compositores profissionais que utilizaram do rádio para a divulgação de suas músicas. Em 1933 foi feita a canção “Cai, Cai Balão", na composição de Assis Valente, que até hoje é uma das músicas mais conhecidas.

No ano de 1934 as machinhas de São João foram criadas. Consequentemente, se tornaram o principal estilo musical atual das tradicionais festas de São João, forró e sertanejo. As músicas mais tocadas são de Luiz Gonzaga, conhecido como “Rei do Bailão”. Ele foi compositor e cantor nascido em Exu, no interior de Pernambuco. Além dele outros artistas se destacam, como Dominguinhos, Flávio José e Elba ramalho, as bandas de forró como os Gonzaga, Fulo do Mandacaru e Essência Nordestina, que fazem parte desse leque de atrações que compõem o São João do Nordeste.

Em entrevista com Erivaldo Neto, vocalista da banda Essência Nordestina, ele contou sobre a importância do forró para o povo nordestino. “As músicas de forró fazem sucesso no Nordeste, pois a maioria delas contam a história e os costumes do nordestino, as pessoas se veem nas músicas, que retratam muitas vezes a vida simples do homem do campo. Então por isso que o nordestino tem esse ritmo como símbolo do Nordeste pelas vidas que ela retrata em formato de belíssimas letras poéticas.”

 

CULINÁRIA

A partir dos conhecimentos culinários de indígenas, africanos e portugueses surgem as tradicionais comidas típicas juninas. Bastante ricas e diversificadas, são baseadas no uso do milho para produção das comidas típicas e tradicionais do Nordeste. Além do milho, o cuscuz é um dos principais pratos nessa época e durante todo ano na região Nordeste.

A culinária junina traz comidas como Pé-de-moleque, pamonha, canjica, tapioca, amendoim, paçoca entre outros. Segundo a proprietária da Doce Virginia, os principais pedidos em sua loja ,durante essa época, são Bolos de milho cremoso, canjica, e brigadeiro gourmet de canjica e pamonha.

 
QUADRILHAS E  BRINCADEIRAS

As quadrilhas juninas fazem parte das tradicionais festas e são um dos polos atrativos. A quadrilha é um estilo de dança folclórica que teve início na Inglaterra, no século XVIII, e a partir do século XIX se popularizou no Brasil. O nome quadrilha” tem origem na palavra francesa “quadrille.

Os principais padrões das quadrilhas são as danças em pares, as vestimentas de matuto e as músicas. Todo ano ocorre vários concursos de quadrilhas como: o Concurso nacional de quadrilhas juninas, Concurso de quadrilhas juninas da Paraíba, Festival de quadrilhas juninas da Globo e Concurso de quadrilhas juninas do Recife. Esses concursos reúnem quadrilhas, as quais consistem em Dona Matuta, Eita junino, luar do São João, entre outras.

Além das quadrilhas o São João é composto pelas tradicionais brincadeiras durante suas festas como pescaria, corrida de saco, jogo de argolas, dança das cadeiras e o tradicional correio elegante.

 

Devido á pandemia o São João e os festivais de quadrilhas foram cancelados. Neste ano as pessoas se reinventaram para comemorar a festa em suas casas e os tradicionais costumes foram mantidos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »