Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/06/2020 às 22h24min - Atualizada em 28/06/2020 às 21h54min

Blackpink está de volta

Quarteto coreano retorna quebrando recordes

Thaís Cordeiro - labdicasjornalismo.com
Fonte: YG Entertainment
Após um ano em hiato, o quarteto feminino Blackpink retorna com o pré-single “How You Like That” e quebra o recorde de maior estréia no Youtube com mais de 1,60 milhão de pessoas assistindo ao videoclipe simultaneamente.  O grupo ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações com o tempo recorde de um dia e oito horas, superando o recorde anterior do grupo BTS com o clipe “Boy With Luv”.

Formado em 2016 pela YG Entertainment e composto pelas integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, o grupo sul coreano é um dos mais populares do cenário atual do kpop. Com quatro MVs (videoclipes) que ultrapassaram a marca de 800 milhões de visualizações no youtube e parcerias com nomes populares do pop americano como Dua Lipa e Lady Gaga, Blackpink está ajudando a popularizar o Kpop no ocidente.



Apesar de ser um estilo musical que vem crescendo ao redor do mundo, o Kpop ainda enfrenta preconceitos relativos às singularidades da cultura coreana e as diferenças em comparação com o mercado musical ocidental. Grupos como o Blackpink ajudam a despertar interesse pelo estilo e criam oportunidades para que outros grupos se tornem conhecidos.

A estudante Natália Andrade, 19 anos, é fã de kpop e acha importante que um grupo feminino tenha reconhecimento em um ambiente comumente conhecido pelos grupos masculinos. “É ótimo ver um girl group (grupo feminino) fazendo tanto sucesso. Abre portas para as pessoas stanearem outros grupos, além delas serem exemplo para outras idols”
 
A Cultura do Kpop

O K-pop é um fenômeno mundial que vem crescendo nos últimos anos e conquistando fãs de todas as idades. A ascensão do gênero no mercado do entretenimento abre espaço para outras produções sul-coreanas como os dramas (doramas), cada vez mais disponíveis em plataformas de streaming e filmes, como o já conhecido 'Old Boy', de Park Chan wook, e o aclamado 'Parasita', de Bong Joon ho.

Com influências do pop, rap, música eletrônica e R&B, performances extravagantes,  coreografias extremamente sincronizadas e figurinos que se destacam, o kpop encanta pelos diferentes conceitos e estilos numa mesma subcultura. Inspira um estilo de vida baseado nos padrões dos idols e influencia a dança, moda, cosméticos e alimentação.

O crescimento da cultura coreana no ocidente ajuda a modificar visões preconceituosas e estereotipadas sobre os países asiáticos e leva o conhecimento de que a música é um prazer universal .

Confira o MV de How You Like That.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »