Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/06/2020 às 20h31min - Atualizada em 30/06/2020 às 20h24min

Arthur deixa Barcelona e fecha com Juventus

O volante se tornou o terceiro brasileiro mais caro da história

Tamyres Vieira - Editado por Paulo Octávio
Foto: Eric Alonso/Getty Images
O Barcelona anunciou, nesta segunda (29), a venda de Arthur Melo para a Juventus com o contrato de cinco anos. Para retirar o jovem do clube espanhol, a Juve precisou desembolsar 72 milhões de euros  (440,64 milhões de reais), com mais dez milhões de euros (61,2 milhões de reais) em variáveis.  Essa é a contratação mais cara da atual janela de transferências no futebol mundial. E Arthur é o terceiro brasileiro mais caro da história. Está atrás apenas de Neymar e Phillippe Coutinho. Porém ele supera nomes de peso do presente e do passado, como os meias Fred e Oscar, o goleiro Alisson, o zagueiro Militão e até os atacantes Hulk e Alex Teixeira.

Porém, a ida do jovem para o clube de Cristiano Ronaldo só vai ocorrer em setembro. Até lá, Arthur permanecerá no time catalão. O negócio também envolveu a ida do bósnio Pjanic, de 30 anos, para o Barcelona, com vínculo até meados de 2024, por 60 milhões de euros (366 milhões de reais), com mais cinco milhões de euros (R$ 30,5 milhões de reais) em bônus.

Em meio à pandemia, esse dinheiro trará um respiro para os cofres do Grêmio, clube formador do volante brasileiro. O Tricolor gaúcho tem direito a 3,5% do valor da transferência pelo mecanismo de Solidariedade da Fifa, por ter sido um dos clubes formadores do volante. O Imortal receberá  2,45 milhões de euros  (14,97 milhões de reais na cotação atual).

Com apenas 23 anos, Arthur Melo é considerado como um dos jogadores mais promissores do futebol europeu. Ele disputou, até o momento, 72 jogos, sendo 49 como titular. Marcou quatro gols e ergueu as taças do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
 
Destaque no Grêmio, Arthur Melo foi elogiado por jogadores do time Espanhol 

O brasileiro, cria do Grêmio, chegou ao Barcelona depois de ter vencido uma Llibertadores com o time gaúcho. Arthur foi peça chave nas duas partidas da final, contra o Lanús, da Argentina. No jogo de volta, mesmo após ter sido substituído durante o com uma lesão no tornozelo, o jovem foi considerado o melhor jogador da partida. Sendo considerado um dos jogadores mais promissores do futebol brasileiro, Arthur foi elogiado pela estrela do time espanhol, Lionel Messi, o volante foi comparado com Xavi, ex-jogador do Barça, campeão mundial em 2010 e capitão do time catalão:

 
— Todos os reforços que chegaram são bons. Mas se for para escolher um, fico com Arthur. Me surpreendeu. Não o conhecia muito, sinceramente. Evitando maiores comparações, ele tem o estilo de jogo muito parecido ao Xavi, de querer sempre a bola, jogar curto e não perder a posse. Se você toca para ele, sabe que ele não vai perder a posse. É muito confiável e seguro. Arthur tem o estilo que sempre buscamos no Barcelona e pegou rápido o ritmo dos treinamentos, dos jogos curtos, algo que sempre é difícil para quem vem de fora. Arthur pegou rápido — comentou Messi.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »