Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2020 às 20h42min - Atualizada em 01/07/2020 às 20h30min

Pablo, jovem tenista, enfrenta dificuldades para estudar

O garoto viralizou na internet com um vídeo em que praticava tênis numa quadra improvisada

Cristian Moraes Rocha - Editado por Paulo Octávio
Pedro Maia. Foto: Igo Estrela/Metrópole

Pablo Maia tem 11 anos e o sonho de ser tenista. Para concretizar o desejo o jovem morador de Brasília treina com a sua avó, Brasilene, que faz as vezes de esportista em uma quadra improvisada. Ele usa dois pedaços de madeira fixos no chão e um pedaço de pano para usar como rede. Essa quadra foi criada no quintal de casa. A criatividade chamou atenção, e  o post com o vídeo da quadra conta com mais de 1 milhão de visualizações.

O vídeo chegou até grandes personalidades do esporte, como o suíço e o maior campeão de Grand Slam, Roger Federer, ídolo do Pablo. Porém, por causa da pandemia de coronavírus o garoto teve que se adaptar. Como não é possível aglomerações nesse período, Pablo deu jeito de treinar à distância com Carlos Chabalgoity.
 
O seu treinador é ex-tenista profissional e dá aulas no projeto social do Instituto Tênis em Brasília. Em 2019, ele foi campeão em duas competições em dupla, venceu a do Clube do Exército e ficou em segundo lugar em outros dois campeonatos. 

O garoto começou a treinar quando tinha seis anos de idade, no Centro Olímpico de Ceilândia, cidade a 20km do Plano Piloto. Logo se destacou e foi um dos 16 selecionados entre 4.800 crianças para receber um treinamento especializado do Instituto Tênis, que fomenta a prática do esporte.

Só que com a pandemia, além do treino à distância, ele tem que estudar pelo celular. Problema é que a tela pequena do aparelho dificulta a leitura dos textos. E há  problemas com a conexão da Internet.

 



Pablo e Brasilene tem problemas com a conexão da internet. Foto:Reprodução/TV Globo​


“A internet está sempre caindo. Então, você está vendo alguma coisa e para de funcionar. Estou procurando um notebook usado, num preço de desapego mesmo, para o Pablo conseguir estudar melhor. Com a tela pequena do celular, a gente tem que ficar aumentando as letras para ler, aí tem que voltar. É ruim para eu conseguir ajudá-lo, porque eu não enxergo muito as letrinhas miúdas. Ajuda bastante, porque tem gente que não tem nem celular, mas é complicado”, contou a avó. 

 



 

O jornalista Thiago Quintella, do Globo Esporte do Rio de Janeiro, informou por meio de uma rede social, que conseguiu um computador para o Pablo, por meio de doações. ”Amigos, a corrente do bem andou rápido dessa vez. O Pablo vai receber um computador novinho lá em Brasília. Obrigado a todos que se comprometeram a doar”, disse Quintella.
 
Até o momento da publicação desta matéria, o jovem tenista e sua família não tinham conhecimento dessa doação. Porém, sua avó afirmou que um rapaz de São Paulo ligou para ela e disse que mandaria um computador para o garoto. “Me ligou falando que ia mandar um (computador) para o Pablo, o nome dele é André, mas não falou mais nada, e eu também não perguntei.” 

Caso os dois computadores venham a ser entregues, dona Brasilene vê isso como uma oportunidade para ajudar outras crianças. ”Já vamos poder ajudar outra criança, porque muitas crianças onde moramos estão na mesma situação do Pablo. Se ele ganhar, vamos dividir com alguns amigos dele.” 


 

 



  Matéria sobre  o jovem tenista. Canal:  Chrystian Santos
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »