Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/07/2020 às 18h41min - Atualizada em 02/07/2020 às 18h15min

Harriet Tubman: um símbolo de luta

Abolicionista e ativista negra, Harriet marcou a história norte-americana

Eunice Peixoto - Editado por Letícia Agata
Foto: (Reprodução/Internet)
Abolicionista e ativista de causas femininas, Harriet Tubman foi um símbolo na história norte-americana e inspiração que permanece até os dias atuais, tendo atuado na libertação de milhares de escravos no período da Guerra Civil Americana, além de ter sido participante da luta pelo direito ao sufrágio feminino.
 
Harriet Tubman, nome escolhido por ela após fugir da fazenda de onde era escrava, era o seu nome de liberdade. Foi responsável por uma trajetória de bravura ao fugir e organizar fugas de escravos com a ajuda de uma sociedade de abolicionistas e ativistas da causa.
 
Em 2019, foi lançado um filme que retrata a sua história, sob a direção de Kasi Lemmons, e distribuído pela Focus Features. A obra foi estrelada por nomes como Cyntia Erivo, que a interpretou, e foi indicada ao Oscar 2020 na categoria de “Melhor Atriz”. 

 
Uma história de luta
 
Nascida em 1822 e criada na escravidão, Araminta Ross era seu nome de batismo, com apelido de Minty pelos mais próximos. Quando pequena, sofreu uma pancada na cabeça quando estava no meio de uma briga, mas sobreviveu, tendo o acidente acarretado em lesões futuras.
 
Depois do ocorrido, Harriet levou um longo tempo para acordar, e quando de fato isso aconteceu, teve uma visão de suas irmãs que foram vendidas ao Sul e separadas da família. Aos 29 anos, casou-se com John Tubman, um homem negro livre, e tinha, ao lado de seu marido, o desejo de construir uma família. Para que seus filhos nascessem livres, ela precisava conseguir sua libertação; o que não ocorreu.
 
Cansada do que vivia e prometida para venda ao Sul, ela fugiu com a ajuda da Underground Railroad, uma linha de trem específica para a fuga de escravos, organizada pelos abolicionistas do séc. XIX, e obteve êxito. Dessa maneira, mesmo livre e morando na Filadélfia, não desistiu de salvar a sua família. Pelo contrário: criou diversas alternativas para salvá-los e libertar outros negros da escravidão, o que viria a ser a sua missão daí em diante.
 
Com o lema “liberdade ou morte”, passou a adotar o nome Harriet Tubman, uma junção do nome de sua mãe ex-marido, no qual viria a se separar pouco depois de voltar para buscá-lo e o ver casado com outra. Durante a Guerra Civil Americana ela trabalhou como enfermeira e espiã do exército da União, e foi assim que se tornou a primeira mulher a liderar uma expedição armada.
 
Harriet libertou dezenas de escravos ao organizar expedições de fugas até a Filadélfia e todas as suas viagens deram certo. Inclusive, foi conhecida como a mulher que recebia visões enviadas por Deus. Foi muito procurada pelos donos de escravos, sendo chamada de “Moisés” e com uma alta recompensa para quem a encontrasse; o que não ocorreu.
 
Participou do movimento sufragista no fim do séc. XIX e morreu em casa, aos 94 anos, deixando um legado de inspiração.

 
O novo rosto da nota de US$ 20
 
Em 2016, Harriet foi escolhida no governo do presidente Barack Obama para substituir o rosto do ex-presidente Andrew Jackson na nota de US$ 20, devido à grande importância e marco que teve na história estadunidense.
 
A substituição, que seria adotada a partir de 2020 após 100 anos do sufrágio nos Estados Unidos, foi adiada no governo de Donald Trump, que ainda relatou que a substituição seria o "puro politicamente correto", em sua campanha de 2019.
 
Com a suspensão, não há data certa para a adoção do primeiro rosto feminino de Harriet Tubman estampado no dólar. Em fala à The New York Times, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, informou que um novo projeto de lei não seria acelerado e divulgado até 2030, devido à tecnologia que deveria ser implantada na moeda, a partir de técnicas para não haver falsificação e um novo procedimento na impressão.
 
Referências

https://edition.cnn.com/2020/06/28/opinions/why-isnt-harriet-tubman-on-20-bill-yet-coates/index.html
https://www.youtube.com/watch?v=7HfoVUXZFio
https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/04/quem-foi-harriet-tubman-nova-cara-da-nota-de-20-dolares.html

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »