Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2020 às 01h52min - Atualizada em 03/07/2020 às 01h08min

Conheça cinco cursos gratuitos de turismo com o selo do Mtur

Confira a capacitação profissional promovida pelo Ministério do Turismo e Institutos Federais

Cristiane Modesto - Alexandra Machado
bba.turismo.gov.br ; gestor.turismo.gov.br ; ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/
Foto: Thougt Catalog

Um dos setores que recebeu os primeiros impactos da pandemia, em decorrência da proliferação da Covid-19, foi o turismo. Dessa forma, o mercado tem se reinventado e encontrado as novas tecnologias como grandes aliadas, não só pelas redes sociais, mas também pelos avanços e vantagens da capacitação profissional online na área. Para não ficar de fora dessas vantagens, confira cinco cursos gratuitos de turismo, sendo alguns promovidos pelo próprio Ministério do Turismo.

 

Vamos começar com os cursos promovidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que abre inscrições semestralmente em diversas áreas, inclusive para o turismo e hospitalidade. Somente nesta plataforma você pode se capacitar em seis cursos gratuitos diferentes, além de emitir certificados de até 50 horas. 

 

1 - Agências de Viagem e Turismo

 

Como o próprio nome revela, essa capacitação online apresentará características do serviço turístico: a classificação das agências; agências de turismo detalhistas ou emissivas; quem consome o produto turístico e tecnologia da informação e seus impactos nas agências de viagens e turismo. O conteúdo é dividido em 4 unidades e ao concluí-las o estudante poderá emitir um certificado de 30 horas. 

 

2 - Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões

Com 5 módulos e carga-horária total de 30 horas, os assuntos do curso abragem prospecção e registro de uma indicação geográfica; importância histórica; legislação brasileira para indicações geográficas, entre outros.

3 - Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem

No pós pandemia, as hospedagens que se habituarem a novas medidas de prevenção e cultura de hospedagem podem sair na frente com a clientela. Nada como garantir um certificado de 30 horas e aprender mais sobre a garantia da segurança dos clientes e colaboradores.

Inscrição: 

 

Para se inscrever em qualquer um dos cursos citados basta acessar o portal oficial do IFRS (ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead) e se cadastrar informando o nome completo, email, CPF e uma senha no sistema para acessar o seu curso cadastrado. O interessado poderá se inscrever em quantos tiver interesse.

 


Além destes cursos online, há os voltados para eventos e o enoturismo. A grande vantagem desses cursos ead é que todos oferecem certificado e as inscrições estão abertas até 31 de dezembro deste ano, com data de conclusão dos módulos até o fim de janeiro de 2021.

 

4 - Gestão em Turismo 

 

Para quem já atua ou pretende atuar na gestão de um empreendimento turístico, ou está interligado a órgãos públicos da esfera turística, este é um curso grátis que ensina desde a elaboração de projetos até a manutenção do seu sucesso. Além de garantir um certificado de 50 horas, é garantido o selo do Ministério do Turismo (Mtur) e também o do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

 

O curso é dividido em cinco módulos e 35 unidades, com destaque para os assuntos da Lei Geral do Turismo, comunicação oral e escrita, noções do MTur - missão, diretrizes, objetivos; turismo e contratações, elaboração de projetos e programas e Ações do MTur. Ao participar do curso, uma alternativa é a realização de 6 unidades por semana, desse modo, o aluno concluiria todo o conteúdo em menos de 2 meses.

 

Inscrição:

 
Suas inscrições estão abertas desde outubro de 2019, entretanto, por causa da pandemia, houve a ampliação da data de inscrição e a prorrogação da data limite para sua conclusão. Os interessados poderão se cadastrar até o dia 16 de novembro de 2020, com conclusão até 30 de dezembro. Basta realizar um cadastro simples informando os dados pessoais na plataforma Gestor de Turismo (gestor.turismo.gov.br)
 
 

5 - Atendimento ao Turista

 

O último curso também é promovido pelo Ministério do Turismo, com foco em atendimento ao turista, é ideal para quem já trabalha no ramo ou lida diretamente com seus clientes, pois auxilia na qualidade do seu produto e no atendimento. Ele tem quatro módulos, que abordam temas variados, com destaque para a fidelização de clientes e estratégias de marketing. 

 

Inscrição:

 

Assim como o curso anterior, o aluno receberá certificado do Ministério do Turismo. O quinto curso é de de 80h, ideal para melhorar seu currículo e garantir um atendimento cinco estrelas. Para se inscrever basta se cadastrar no portal Brasil Braços Abertos (bba.turismo.gov.br)
 

 

É verdade que o  turismo teve que se adaptar ao isolamento social. Pesquisas que analisam o panorama pós-pandemia no turismo revelam que os profissionais capacitados saírão à frente e conseguirão mais trabalho, de acordo Yves Guerra, turismólogo especialista em planejamento e comunicação do Sebrae-RN. 

 

Comente qual desses cursos de turismo te interessou mais!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »