Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2020 às 02h03min - Atualizada em 03/07/2020 às 01h10min

'Os Simpsons’: atores brancos deixarão de dublar personagens de outras etnias

A mudança surge em meio a onda de protestos antirracistas seguidos da morte de George Floyd

Thaís Cordeiro - Editado por Bárbara Miranda
Fonte: Fox Channel
Em um comunicado divulgado no dia 26 de junho, os produtores da animação anunciaram mudanças nas dublagens de personagens de etnias diferentes. Atores brancos vão deixar de dublar os personagens negros e indianos da série, seguindo a onda de movimentos como o “Black Lives Matter” que ganha forças na cultura pop americana e vem trazendo consciência quanto à falta de representativade de negros em diversas áreas da sociedade. Além de Apu, Dr. Hibbert, Carl Carson, Dr. Nick Riviera e Homem Abelha devem ganhar novos dubladores.
 
O movimento “Black Lives Matter” vem levantando questionamentos quanto ao racismo estrutural em várias áreas da indústria americana, incluindo o entretenimento. Diversos filmes e programas de TV estão tendo seus conteúdos reavaliados, episódios sendo retirados do ar ou oferecendo avisos legais de conteúdo racista.

Em janeiro, o ator branco, Hank Azaria anunciou que após 30 anos emprestando a voz a Apu Nahasapeemapetilon, deixaria de dublar o personagem indiano dono do Kwik-E-Mart, que já foi o centro de diversas polêmicas envolvendo estereótipos da cultura hindu e sul-asiática. A controvérsia se intensificou em 2017 quando o comediante indiano-americano, Hari Condabolu lançou o documentário intitulado “The Problem With Apu” (O Problema Com Apu) criticando os estereótipos raciais representados pelo personagem na série

Polêmica com o Brasil

Em mais de 30 anos no ar, Os Simpsons já foram criticados diversas vezes pela representação incorreta de estrangeiros, minorias e o uso de estereótipos ofensivos. No episódio “Blame It on Lisa” (O Feitiço de Lisa em português) lançado em 2002, a família Simpson viaja para o Brasil e os personagens encontram a cidade do Rio de Janeiro infestada de macacos violentos pelas ruas, turistas sendo seqüestrados por motoristas de taxi e assaltados por crianças. Na época, o presidente Fernando Henrique Cardoso criticou o episódio e o presidente da Riotur, Jose Eduardo Guinle, ameaçou processar a emissora americana por prejudicar a imagem internacional da cidade.
 
REFERÊNCIAS
 
Telegraph. “Black Lives Matter cancellations: all the stars, Tv shows and movies affect so far”. Disponível em: < https://www.telegraph.co.uk/films/2020/06/29/black-lives-matter-cancellations-stars-tv-shows-movies-affected/> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
Estado de Minas. “Os Simpsons deixará de usar atores brancos para dublar personagens de minorias” .Disponível em: < https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/06/26/interna_internacional,1160391/os-simpsons-deixara-de-usar-atores-brancos-para-dublar-personagens-d.shtml> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
Mirror. “Don’t have a cow man! 5 times The Simpsons caused outrage after show is accused of racism” .Disponível em: < https://www.mirror.co.uk/interactives/dont-cow-man-5-times-12332725> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
The Guardian. “Doh! Rio blames it on The Simpsons” .Disponível em: < https://www.theguardian.com/media/2002/apr/09/broadcasting.internationalnews> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
Folha de S.Paulo. “Produtor ‘propõe’ luta FHC x Simpson” .Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u31334.shtml> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
BBC. “Simpsons actor Hank Azaria says he will no longer voice Apu” .Disponível em: < https://www.bbc.com/news/world-us-canada-51158261> .Acessado em 02 de julho de 2020.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »