Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2020 às 13h18min - Atualizada em 03/07/2020 às 18h40min

Veja se vale a pena investir em pacote de viagem durante a pandemia

Dicas para não cair em golpes virtuais em tempos de crise

Júlia Viana - Alexandra Machado
Reprodução/Site Procon

Nesse período de pandemia no Brasil, muitos sites e agências de viagens, como a Hurb, estão fazendo valores promocionais para turismo com preços extraordinários.
Como é um momento incerto e indeciso, deve-se avaliar bem antes de investir as economias num pacote de viagem. As empresas estão oferecendo bons preços na tentativa de diminuir os prejuízos e movimentar o mercado. 

Os pacotes a serem oferecidos garantem que "a viagem pode acontecer de abril a novembro de 2021", mas como não se sabe como estarão as restrições de viagens no próximo ano, é preferível ter cautela para não cair em golpes.

Há uma Medida Provisória de n° 948, de 2020. já passada pela comissão e pela Câmera dos Deputados, faltando somente er aprovada pelo Senado Federal, que prevê que em cancelamentos de reservas de eventos e viagens no setor de turismo, em virtude da pandemia, o prestador de serviços, ou seja, a empresa de viagens, não será obrigada a reembolsar o valor do pacote, mas sim assegurar remarcação ou disponibilização de crédito posterior no site. 

Algumas dicas para se prevenir: de golpes virtuais 

 - Desconfie de preços absurdos, pois a empresa pode falir e não cumprir com os pacotes de viagem;

- Analise em sites voltados a feedbacks e reclamações as críticas e avaliações feitas por consumidores de cada empresa;

- Pesquise nos comentários das redes sociais da empresa, analise o que os consumidores anteriores acaharam da experiência;

- Verifique se a agência/prestadora de serviço em que pretende comprar o pacote é registrada no Cadastur (cadastur.turismo.gov.br). Este é o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil e garante a regularidade da empresa junto ao Ministério do Turismo;

- Guarde todos os folders da promoção para posterior comprovação do valor ofertado.


Havendo a compra, se planeje bem com antecedência e verifique a situação do país que pretende visitar. Caso seja um destino internacional, confira se mesmo após a pandemia brasileiros poderão ser impedidos de entrar em outros países. Esteja também preparado para uma remarcação ou disponibilização de crédito. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »