Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2020 às 22h17min - Atualizada em 03/07/2020 às 22h03min

Cyberpunk 2077: O multiverso em torno da obra

O game que ainda nem lançou já possui HQ e agora terá uma série na Netflix

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Imagem/Divulgação: CD Projekt RED
O fenômeno de Cyberpunk 2077 está dominando a cultura nerd como um todo, e agora além do videogame a obra vai ganhar uma série original na plataforma de streaming Netflix. Mas o que muitos ainda não sabem, é que aquele que é hoje um dos games mais esperados de 2020 surgiu a muitos anos atrás.

Criado por Mike Pondsmith e publicado pela R. Talsorian Games em 1988 o mundo conheceu Cyberpunk, o jogo de RPG de mesa que daria origem a um universo gigantesco e fascinante, com todo um sistema de regras próprio. Composto por três livros separados escritos por Pondsmith, com Mike Blum, Colin Fisk, Dave Friedland, Will Moss e Scott Ruggels como coautores, o gane que sempre foi normalmente chamado de nomes da segunda ou quarta edição, Cyberpunk 2020 e Cyberpunk Red, a fim de diferenciá-lo do gênero após o qual é nomeado. Esse é o maior sucesso da empresa, que também conta com outros títulos populares como Castle Falkenstein.


E como era normal para este tipo de mídia, o RPG passou várias expansões e algumas modificações até chegar aos dias de hoje. Eis que em 30 de maio de 2012, foi confirmado que Pondsmith estava trabalhando com a CD Projekt Red em um videogame ambientado no universo Cyberpunk.
Em 18 de outubro de 2012, o nome e as configurações do jogo foram revelados como o agora famoso Cyberpunk 2077. Imediatamente depois, Brian Crecente pôde confirmar com os criadores do jogo que Pondsmith também estava trabalhando em uma nova edição do jogo de RPG em papel e caneta Cyberpunk, que evoluiria o gênero.

O Cyberpunkverso

Agora Cyberpunk 2077 é um dos jogos mais esperados do ano e está na reta final de desenvolvimento. Se não acontecer mais nenhum adiamento, ele deve chegar em 19 de novembro deste ano para Xbox One, PC, PS4 e Google Stadia. O game também tem versões confirmadas para Xbox Series X e PlayStation 5, sem data definida até o momento, mas o que tudo indica é que chegara em 2021.

O jogo promete ser extremamente denso e com um mundo aberto massivo. Permitindo a criação de personagens únicos, cada um com o seu background escolhido pelo jogador. São três opções São três as opções disponíveis: Nomad, Corporate e Street Kid. Cada um colocando o avatar criado em uma situação inicial diferente dentro do mundo de Cyberpunk.



E por ser um universo baseado em um uma obra já estabelecida ela traz um contexto histórico bem concreto para trama. Personagens já conhecidos dos trailers de Cyberpunk 2077, como o Jhonny Silverhand, interpretado pelo ator e crush de hollywood Keanu Reeves, tem um background extenso na franquia. Night City já passou por guerras de corporações, várias gangues se formarem e se transformarem com o tempo. Mas o jogo vai se passar depois que tudo isso já aconteceu, criando a sua própria história do início. E tudo isso sob a supervisão do próprio Mike Pondsmith. 

Mas o Cyberpunkverso não para por ai, o novo game Cyberpunk 2077, ganhará um anime produzido Studio Trigger, de Kill La Kill em uma parceria com a Netflix. A animação, chamada Cyberpunk: Edgerunners tem previsão de lançamento em 2022.

O projeto será um derivado ambientado em Night City, mesmo cenário em que se passa o jogo, mas com uma trama única, com personagens inéditos. Desenvolvida em 10 episódios, os detalhes da trama ainda são escassos, mas a história acompanhará “um garoto de rua tentando sobreviver em uma cidade do futuro obcecada por tecnologia e modificações corporais. Tendo tudo a perder, ele escolhe permanecer vivo, tornando-se um edgerunner, um fora da lei mercenário, também conhecido como cyberpunk", diz a sinopse. 

Confira o vídeo de anúncio abaixo:




O o diretor do anime será Hiroyuki Imaishi (Kill la Kill), enquanto Masahiko Otsuka (Guerren Lagann) será diretor assistente. Yoh Yoshinari e Yuto Kaneko, dupla de Little Witch Academia, cuidarão do design dos personagens. Já o roteiro fica por conta de Yoshiki Usa (Promare). Por fim, a trilha sonora será de Akira Yamaoka, compositor conhecido pela clássica franquia de terror Silent Hill.


O anúncio de Edgerunners aconteceu no evento Night City Wire, da CD Projekt RED para apresentar novidades do game Cyberpunk 2077. Além disso, o jogo também recebeu um novo trailer

Apelidado de “O Trampo”, o novo trailer foca em imagens do prólogo de Cyberpunk, com o protagonista V e seu comparsa Jackie Welles. No vídeo ambos planejam um trabalho para Dexter “Dex” DeShawn, uma das figuras importantes do submundo de Night City. Além disso, a CD Projekt Red também mostrou um gameplay estendido com novos detalhes sobre a história e as mecânicas de exploração e combate.

Confira o novo trailer do game:



Além disso a franquia Cyberpunk 2077 ganhará uma história em quadrinhos, fruto da parceria da desenvolvedora CD Projekt Red com a editora Dark Horse Comics.
Intitulada Cyberpunk 2077: Trauma Team, a HQ terá roteiro de Cullen Bunn, desenhos de Miguel Valderrama e cores de Jason Wordie. Confira a capa abaixo.

A sinopse do quadrinho apresenta a personagem Nadia, assistente do EMT de uma empresa privada conhecida como Trauma Team International. Ela é a única sobrevivente de uma missão de resgate fracassada que terminou em tiroteio. Depois que a moça concorda em continuar trabalhando em uma nova missão de extração, Nadia e sua nova equipe se encontram em uma situação ainda mais perigosa e com suas vidas em risco.



A HQ inicial terá 32 páginas, e chegará às lojas dos Estados Unidos em 9 de setembro, com preço sugerido de US$ 3.99. Contudo, ainda não há previsão de lançamento no Brasil até o momento.



REFERÊNCIAS: 

GOMES, F.; FORLANI, M. Processo Enola Holmes E Anime Cyberpunk Na Netflix. – YOU TUBE. OMELETE, 25 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y89G5aZ-Qdc> Acesso em 30 de jun. de 2020.

SZAFRAN, V.; JUNQUEIRA, D. ‘Cyberpunk 2077’ Ganhará Anime Na Netflix em 2022. OLHAR DIGITAL, 25 de jun. 2020. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/-cyberpunk-2077-ganhara-anime-na-netflix-em-2022/102675> Acesso em 30 de jun. de 2020.

FOGAÇA, A. Cyberpunk 2077 ganhará adaptação para anime na Netflix. TECNOBLOG, 26 de jun. 2020. Disponível em: <https://tecnoblog.net/348401/cyberpunk-2077-ganhara-adaptacao-para-anime-na-netflix/> Acesso em 30 de jun. de 2020.

Cyberpunk 2077 – CYBERPUNK: EDGERUNNERS announcement vídeo. – YOU TUBE. CYBERPUNK 2077. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E7dKVCw7bkE> Acesso em 30 de jun. de 2020

Cyberpunk 2077: Novo Trailer, Gameplay, Anime, Netflix, Detalhes E Mais!. – YOU TUBE. COMBO INFINITO, 25 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=du3CvFgJ8SE> Acesso em 30 de jun. de 2020.

BARROS, T. ‘Cyberpunk 2077’ Ganhará Anime Na Netflix Em 2022. TOMMO, 25 de jun. 2020. Disponível em: <https://tommo.ricmais.com.br/noticia/cyberpunk-2077-ganhara-anime-na-netflix-em-2022/> Acesso em 30 de jun. de 2020.

ALIAGA, V. HQ de Cyberpunk 2077 é anunciada. IGN, 22 de jun. 2020. Disponível em: <https://br.ign.com/cyberpunk-2077/82590/news/hq-de-cyberpunk-2077-e-anunciada> Acesso em 30 de jun. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »