Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/07/2020 às 06h01min - Atualizada em 06/07/2020 às 05h19min

Bottas vence a primeira corrida da temporada; Hamilton recebe punições

GP da Áustria foi marcado por protestos e polêmicas

Júlia Pôssas - Editado por Paulo Octávio
Pilotos protestam contra racismo. Foto: Peter Fox/Getty Images

O circo da Fórmula 1, suspenso desde março devido ao coronavírus, voltou no último final de semana. Valtteri Bottas largou na pole e venceu o GP da Áustria. Charles LeClerc e Lando Norris se juntaram ao finlandês no pódio. Foi a primeira vez de Norris no Top 3. Lewis Hamilton, que vinha em segundo, acabou na quarta colocação após perder cinco segundos como punição por um acidente com Albon na volta 61. O próximo compromisso da fórmula 1 será o GP  da Estíria, criado devido a pandemia do coronavírus. A corrida, que acontece no próximo final de semana, vai ser novamente no Red Bull Ring, na Áustria.
 
A corrida ficou marcada por protestos contra o racismo e a discriminação sexual. Alguns dos pilotos se ajoelharam de forma conjunta em um protesto contra a discriminação racial. Lewis Hamilton, o único negro no esporte, usou uma camisa que mostrou seu apoio ao movimento “Black Lives Matter”. Além disso, os carros levaram adesivos de arco-íris, o que faz parte da campanha da fórmula 1 “We race as one”, que defende a igualdade e a diversidade.

                                                                                                                                                         14 dos 20 pilotos se ajoelharam em protesto contra o Racismo. Reprodução: SkySport

Apesar da largada limpa, nove pilotos  abandonaram a corrida por problemas no carro. A equipe Hass, que vinha apresentando problemas com os freios e vazamento durante todo o final de semana, e a equipe RBR foram as mais prejudicadas. Os dois carros de ambas tiveram que abandonar a corrida. As equipes AlphaTauri, Alfa Romeo, Williams, Renault Racing Point também sairam.
 
Mesmo só tendo entrado duas vezes na pista, o Safety car demorou mais que o habitual. Ele foi acionado após a volta 26, com o acidente de Magnussen e os demais pilotos aproveitaram para trocar os pneus. Ele apareceu também nas voltas 51 e 55, após a falha no motor de Russel e do problema de Raikkonen com o pneu.
 
TREINOS:
 
Todos os treinos livres tiveram dobradinha da MercedesLewis Hamilton dominou a pista nas três sessões, com Bottas logo atrás. Os pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez também foram destaque com bons treinos. O estreante Latifi, da Willians, não teve a mesma sorte e, no terceiro treino, sofreu um acidente na curva um, o que causou a única bandeira vermelha do treino.
 
Um tema que virou polêmica no paddock foi em relação a inovação no volante da Mercedes. O sistema DAS dá um novo movimento do volante, permitindo que o piloto altere o ângulo das rodas dianteiras. Isso dá vantagem ao carro e faz os pneus durarem mais. Apesar do questionamento feito pela equipe Red Bull, a FIA já afirmou que o volante está dentro do permitido no regulamento.
 
QUALIFICATÓRIAS:
 
Na Q1, Verstappen surpreendeu e superou os carros da Mercedes e fez o melhor tempo. Já na Q2Hamilton Bottas voltam a ocupar as primeiras posições na classificação. Os carros da Ferrari  apresentaram dificuldades e Sebastian Vettel ficou fora do Q3.
 
A disputa pela Pole ficou entre Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, da MercedesCarlos Sainz e Lando Norris, da McLaren; Daniel Ricciardo, da RenaultCharles LeClerc, da Ferrarri; Lance Stroll, da Racing Point e Max Verstappen Alexander Albon, da RBR. No final, Valtteri fez 1:02.939s, bateu o record da pista e ficou com a primeira pole do ano. Hamilton e Verstappen se classificaram, respectivamente, em segundo e terceiro.
 
Apesar disso, o Top 3 no grid foi composto por Bottas, Verstappen e Norris, que ganhou espaço após Hamilton ser punido com a perda de três posições por desobedecer às bandeiras amarelas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »