Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/07/2020 às 18h24min - Atualizada em 06/07/2020 às 16h57min

A história não contada sobre Lampião e Volta Seca

Os dois cangaceiros foram os responsáveis pela letra de "Mulher Rendeira", música consagrada no Nordeste do país

Daiane Ramos - labdicasjornalismo.com
https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2019/08/anti-herois-musicais-uma-historia-surpreendente-do-cangaco-no-nordeste-cjz44mkvr00wp01paapley5ri.html
Imagens retiradas da internet.
Virgulino Ferreira da Silva ficou famoso no Brasil todo como Lampião. Ele foi um cangaceiro muito conhecido no nordeste do país por sua crueldade, no entanto, para uma minoria, Virgulino era tido como herói por dividir tudo o que furtava com os mais necessitados. Pouco se fala sobre, mas o Rei do Cangaço em parceria com Volta Seca, integrante de seu bando, escrevia músicas. Uma de suas letras chegou a ser gravada por cantores renomados. Uma curiosidade pouco conhecida escondida atrás de uma história marcada por muita violência.
 
Virgulino nasceu no Sertão Pernambucano acredita-se que em 1898, e entrou para o cangaço por volta de seus 19 anos. Assumiu a liderança do bando após a saída de Sinhô Pereira, o qual Lampião era o braço direito. Crê-se que Volta Seca tenha entrado para o cangaço com 11 ou 12 anos, após ter sido levado por dois integrantes do bando de Lampião. Seu nascimento foi em Itabaiana no estado de Sergipe em meados de 1911.

                                   
 


















A reputação de Lampião e seu bando aconteceu devido aos diversos crimes cometidos, entre eles: roubo, estupro e morte de várias pessoas. O talento pela música ficou escondido atrás de suas cruéis histórias, mas a letra de Mulher Rendeira, fruto de sua parceria com Volta Seca, ficou conhecida pelo Brasil na voz da cantora carioca Vanja Orico e pelo Rei do Baião Luíz Gonzaga. Neste link é possível ouvir a adptação feita por Vanaj Orico:


 
A história da melodia ao certo ninguém, além dos compositores, sabe. Porém, Volta Seca revelou que o refrão da canção foi escrito pelo próprio Virgulino em homenagem a sua avó, que trabalhava como rendeira e fora apelidada de Tia Jocosa. O restante da música foi desenvolvida por Volta Seca e virou um símbolo do cangaço.

Durante uma invasão a Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 13 de junho de 1927, o Capitão e seu bando entraram na cidade cantando a letra da música. Entretanto, aquele dia ficou marcado como a maior derrota do bando, a cidade havia se preparado e resistiram até os cangaceiros recuarem.
 
Embora a origem de “Mulher Rendeira” tenha sido no cangaço, ela foi registra no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) como autoria de Alfredo Ricardo do Nascimento. também conhecido como Zé do Norte. Hoje, a letra da música já tem mais de 120 versões, em 7 idiomas de 16 países. E também esteve presente na trilha sonora do filme “O Cangaceiro”, que estreou em 1953 com a direção de Lima Barreto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »