Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/07/2020 às 14h06min - Atualizada em 07/07/2020 às 13h53min

Trump anuncia suspensão do visto de intercâmbio até o fim de 2020

Medida foi tomada com intuito de manter os empregos americanos para os americanos

Melissa Costa - Alexandra Machado
Foto: Agência Brasil / CP Memória
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no último dia 22 de junho que os novos pedidos de emissão para vistos J1 estão suspensos até o próximo dia 31 de dezembro, com possibilidade de extensão do prazo, se necessário. A decisão foi tomada em meio à crise econômica no país devido ao novo coronavírus.
Os últimos dados divulgados no início do mês de junho, pelo Departamento do Trabalho, mostram que a taxa de desemprego nos Estados Unidos chegou a 13,3% em maio. No mês seis esse índice caiu, suspendendo assim a previsão do Federal Reserve System (FED), o sistema de bancos centrais do país, de que essa taxa chegaria a 20%. Mesmo com a eventual melhora, o presidente declarou que a medida serve para "maximizar as oportunidades para os trabalhadores americanos de encontrar emprego".
Essa, no entanto, não é a primeira vez que Trump sugere a suspensão dos vistos para intercambistas. No ano de 2017, Trump estudou uma redução de programas de intercâmbio cultural, com uma ordem executiva chamada "comprar americano e contratar americano", que solicitava uma revisão das regras de imigração dos EUA.
Vale lembrar que o presidente, em seus anos de mandato, já se envolveu em diversas polêmicas em relação a estrangeiros. Entre elas: ordem de suspensão a imigrantes, aceleração da expulsão de imigrantes sem documentos, deportação e até mesmo a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México.

Mas, afinal o que é o visto J1?

O visto J1 é emitido pelo Governo dos Estados Unidos para pessoas aceitas previamente em um programa de trabalho e estudo no país, em instituições cadastradas. Entre os programas envolvidos estão: trabalho de verão (como, por exemplo, na Disney), estágios, docentes temporários apadrinhados pela instituição de ensino, treinamento corporativo, estudantes de pós-graduação e o au pair.
O J1 possui regras específicas: o tempo de permanência no país depende da duração do intercâmbio para o qual se aplicou, diferente do visto de turista que possui validade de cinco a dez anos. O programa de au pair, por exemplo, pode ter duração máxima de dois anos, já o de trabalho na Disney vária de dois a três meses.
O visto também permite o ganho legal de dinheiro nos Estados Unidos enquanto você também estuda, além do benefício de poder levar dependentes com o visto J2.

Como essa suspensão impacta na vida dos intercambistas?

Essa é uma situação que não permite previsões exatas, porém, acredita-se que não existam problemas pontuais com a suspensão do J1. Isso porque, devido ao novo coronavírus, que atinge os Estados Unidos com mais de dois milhões de casos, as fronteiras do país estão fechadas.
O presidente Trump também já havia anunciado, em 25 de maio, que vetaria a entrada de brasileiros e de estrangeiros que tivessem passado pelo Brasil nos últimos 14 dias, por conta dos altos números de casos de Covid-19 no país. Ou seja, mesmo se a suspensão do visto J1 não tivesse sido decretada, para brasileiros, seria praticamente impossível uma viagem antes do fim desse ano.
O problema seria se, no entanto, o presidente decidisse prorrogar a medida. Para a youtuber e ex au pair Michele Alves, esse não é um fator preocupante. “O J1 é um visto cultural, de intercâmbio com dia de embarque e volta para o país de origem, não tem como ‘evoluir’. Então espero que seja passageiro”.
Entretanto, vale a pena trabalhar com duas situações. Caso os Estados Unidos não recupere sua economia e o desemprego volte a aumentar, existe uma probabilidade maior de o país se fechar para estrangeiros. E se o Brasil não estagnar o aumento dos casos e óbitos pela Covid-19, Trump pode manter vetada a entrada de brasileiros.
Diante de tantas dúvidas, é comum se perguntar, “devo ou não cancelar meu intercâmbio?” a resposta é: depende. Se você tem tempo, o melhor para o momento é esperar. Por outro lado, se o seu intercâmbio tiver regras, como, idade ou escolaridade máxima, estude a possibilidade de novos destinos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »