Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/07/2020 às 18h44min - Atualizada em 07/07/2020 às 18h33min

Biografia: Luciano do Valle, o narrador que emocionou o Brasil

Locutor completaria 73 anos no último sábado, 4 de julho

Anna Voloch - Editado por Paulo Octávio
Luciano do Valle em transmissão esportiva pela Band. (Foto: Reprodução/Band)
Luciano do Valle foi um dos mais importantes narradores do Brasil. Revolucionou o jornalismo esportivo ao introduzir esportes como vôlei, basquete e o automobilismo em um momento que apenas o futebol tinha grande repercussão. Dono de uma voz inconfundível e de uma trajetória cheia de conquistas, seu legado é lembrado até hoje, mesmo seis anos após sua morte.

No último sábado (4), Luciano completaria 73 anos. Com diversas Copas do Mundo, Olimpíadas e provas de Fórmula 1 no currículo, também trabalhou em grandes emissoras como Rede Globo, Rede Record e Rede Bandeirantes. Além da emoção nas transmissões, ele deixou um rico patrimônio para o esporte.

CARREIRA

Nascido em Campinas, (92,4KM de São Paulo), o locutor iniciou sua carreira profissional aos 16 anos na Rádio Educadora. Logo depois, pela Rádio Brasil, Luciano do Valle começou a fazer transmissões esportivas. Passou ainda pelas rádios Gazeta e Nacional antes de integrar a equipe de esportes da Globo, em 1970.

Após a Copa do Mundo da Espanha de 1982, Luciano foi para a Record e deu início ao seu projeto de incentivo a esportes além do futebol, junto com sua empresa de promoção esportiva. Em 1983, transferiu-se para a Band e levou seu projeto consigo. Na emissora, ajudou a construir o famoso slogan de “Canal do Esporte”. Implantado pelo jornalista, o "Show do Esporte" teve grande contribuição na história da emissora com as transmissões esportivas. O programa transmitia aos domingos, durante todo o dia, diversos eventos de vôlei, basquete, automobilismo, boxe e outros esportes que ainda não eram populares no país.

A REVOLUÇÃO NO ESPORTE BRASILEIRO

Ao trazer diferentes modalidades esportivas para a televisão dos brasileiros, Luciano do Valle revolucionou um ambiente onde apenas o futebol era destaque entre as décadas de 1980 e 1990. Seu principal projeto foi organizar o “Grande Desafio de Vôlei”, em 1983, que promoveu uma partida entre Brasil e União Soviética no Maracanã. O evento possui até hoje o recorde de público em uma partida de vôlei, com 95 mil pessoas. Dessa forma, a iniciativa de Luciano colaborou com a popularização do esporte no Brasil, trazendo diversos investidores e patrocinadores para a modalidade.

Além do vôlei, o narrador foi o primeiro a transmitir a Fórmula Indy no país, a partir de 1985. Também foi o precursor das transmissões da NBA e NFL, as ligas norte-americanas de basquete e futebol americano, respectivamente.

No futebol americano, Luciano do Valle apostou no famoso SuperBowl, evento que encerra a liga e decreta seu campeão, muito antes das emissoras atuais: viu no esporte a emoção que o público sempre pôde perceber nas suas transmissões. Assim, contribuiu para que o diferente estilo de futebol ganhasse um espaço no coração dos brasileiros, que aumentou ainda mais com as atuais e populares narrações de Everaldo Marques e com os comentários de Paulo Antunes, da ESPN.

FALECIMENTO E LEGADO

Luciano do Valle faleceu em abril de 2014, após passar mal em um vôo para Uberlândia (543 KM de Belo Horizonte), onde faria a transmissão do jogo de abertura do Brasileirão daquele ano.  Mesmo após sua morte, segue sendo lembrado por seus familiares, fãs e colegas por todas as contribuições que fez ao esporte brasileiro.

Em homenagem ao aniversário do narrador, a Band exibiu no último domingo (5) o “Especial Luciano do Valle”. Em depoimento ao programa, Galvão Bueno declarou que ter sido rival de “um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira” o tornou um profissional mais forte. Além da rivalidade, destacou também que ainda assim eram amigos. “A TV brasileira sente muita falta do Luciano do Valle, e eu pessoalmente também”, completou Galvão.

Também em depoimento ao especial, Cléber Machado lembrou da inspiração, emoção e paixão que Luciano trazia em suas transmissões. “O Luciano do Valle é um dos caras que nos deram um norte. Você tinha certeza que ele estava transmitindo uma coisa pela qual era absolutamente apaixonado. Uma frase que eu aprendi sobre narração é que não adianta eu falar que vou transmitir as emoções. Eu tenho que me emocionar com o que estou transmitindo para que eu consiga, eventualmente, emocionar você. O Luciano fez isso de uma maneira genial”, relatou.



  Confira grandes narrações de Luciano. Imagens: Band. Canal: Tvonrec4

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »