Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/07/2020 às 13h53min - Atualizada em 08/07/2020 às 13h42min

Fla-Flu: 108 anos de história

Clássico das Multidões faz aniversário às vésperas de mais uma final

Wesley Bião - Editado por Paulo Octávio
Gol de barriga de Renato é considerado um dos mais icônicos da história do Maracanã (Foto: Aníbal Philot /globoesporte.com)
Flamengo e Fluminense escrevem nesta quarta (8), pela final da Taça Rio, mais um capítulo da histórica rivalidade que completou 108 anos nessa terça (7).  Os rivais decidem o título do segundo turno estadual pela terceira vez na história, a segunda com formato de mata-mata. Em 1986, quando o campeonato ainda era disputado por pontos corridos, o Flamengo foi o campeão com um ponto de vantagem sobre os rivais. Já em 2005, disputado nos moldes atuais, o Fluminense – que foi o campeão estadual naquele ano – venceu a final sobre os rubro-negros por 4x1.

A rivalidade começa antes mesmo das equipes entrarem em campo pela primeira vez. Nove jogadores do Fluminense que discordavam da diretoria do clube saíram da equipe para criar o departamento de futebol do Flamengo, que até então disputava exclusivamente esportes náuticos, como o remo, modalidade mais popular do Brasil na época. A ideia de se criar uma equipe de futebol não foi, a princípio, bem recebida no lado rubro-negro, já que na época o esporte era considerado elitista e o clube da Gávea mantinha tradições mais populares.

A primeira partida entre as equipes foi disputada no dia 7 de julho de 1912, no então campo da Rua Guanabara (hoje Estádio das Laranjeiras). No placar, vitória de 3x2 para o Flu – que jogou com o time reserva, já que os atletas que saíram para criar o futebol do rival eram todos do time titular. As 800 pessoas que viram a partida não imaginavam que testemunhavam ali o início de um dos maiores e mais tradicionais clássicos do mundo.

Em 108 anos de história, Flamengo e Fluminense se enfrentaram 425 vezes. Os rubro-negros venceram 155 partidas e os tricolores 132, além de 138 empates. Dentre tantas jogos e tantos gols – são 1774 ao todo –, em 12 oportunidades os rivais se enfrentaram em finais de Campeonato Carioca. O time da Laranjeiras leva a vantagem no número de títulos: são oito contra quatro do rival. Nos confrontos da Taça Guanabara, o primeiro turno estadual, a vantagem é vermelha e preta. São seis vitórias do time da Gávea contra quatro dos rivais.

Dentre tantos jogos, alguns se destacam e estão vivos até hoje no imaginário do torcedor. A vitória do Flamengo por 5x0 pelo Brasileirão de 1989 é uma delas. A partida, disputada na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, marcou a despedida de Zico em competições oficiais com a camisa 10 flamenguista. O Galinho abriu a contagem com um golaço de falta, coroando a sua história pelo rubro-negro em grande estilo.


Zico acena para a torcida antes da partida contra o Fluminense, em 1989 (Foto: Reprodução/trivela.com.br)

Pelo lado Tricolor, o gol de Renato Gaúcho pelo estadual de 1995 – ano do centenário flamenguista – é um dos momentos mais memoráveis da história do clássico. O Flamengo entrou em campo com a vantagem do empate. O Flu abriu 2x0 no primeiro tempo, mas sofreu o empate na segunda etapa. Quando o relógio já marcava 42 minutos da etapa final e o Fluminense jogava com um a menos, além de ter o resultado desfavorável, a bola caprichosamente encontrou a barriga de Renato no meio do caminho depois do chute de Ailton – que, pela súmula, foi o autor do gol. Naquele momento o gaúcho viraria ídolo, ajudando o Tricolor das Laranjeiras sair do jejum de dez anos sem título estadual. Essa partida foi escolhida a maior da história do Maracanã, segundo enquete promovida pelo Globoesporte.com em razão das comemorações de 70 anos do estádio.


Renato Gaúcho comemora o gol do título contra o Flamengo em 1995. Créditos: Reprodução / Aníbal Philot /GloboEsporte.com


Na partida desta quarta mais um capítulo dessa história será escrito. Em caso de vitória, o Flamengo será campeão carioca por antecipação, já que também venceu a Taça Guanabara e tem a melhor campanha do estadual. Em caso de vitória Tricolor, outras duas partidas serão disputadas para decidir quem será o campeão estadual do Rio de Janeiro em 2020. No último encontro entre as equipes, em 12 de fevereiro, pela semifinal do primeiro turno, os comandados de Jorge Jesus venceram por 3x2. O jogo acontece às 21h30, no Maracanã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »