Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 10h35min - Atualizada em 09/07/2020 às 10h11min

O doutrinador, anti-herói brasileiro e sua luta contra a corrupção

Um anti-herói criado pela sociedade, um vingador moldado pela revolta e um retrato da população brasileira

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Divulgação / Downtown Filmes
No ranking de percepção da corrupção no setor público (2019), o Brasil ocupa a posição 35/100, segundo a Transparência internacional. A população brasileira por diversas vezes se demonstrou cansada de ser enganada e movimentos de protestos se alastraram pela nação, todos com o mesmo propósito: Dar um fim na corrupção. Os movimentos tiveram grande repercussão que foram fatores influentes nas eleições de 2018.

Foi em meio a esse cenário que nasceu o Doutrinador, um personagem criado para matar políticos corruptos, líderes religiosos e empresários que assombram a nação brasileira. Cansado da impunidade e injustiça, o doutrinador começa seu legado não medindo esforços para atingir seu objetivo: limpar a nação e cortar a corrupção pela raiz.

Com a construção de um justiceiro insano e sem partido político os quadrinhos revelam que independente de escolhas partidárias, a luta contra a corrupção é uma luta de toda a nação brasileira e não de grupos singulares. A história do doutrinador demonstra que o sistema cria os verdadeiros monstros e que as pessoas se tornam aquilo que a sociedade reproduz.

 

Os quadrinhos obtiveram tanto destaque que foram reconhecidos até fora do Brasil e conquistou fãs de todas as idades. “O quadrinho oferece aos brasileiros uma fantasia ainda mais sombria” – The Guardian.


O doutrinador foi adaptado aos cinemas em 2018, dirigido por Gustavo Bonafé, que trouxe as principais ideias que foram apresentadas nos quadrinhos e representou a história do personagem mostrando a todo momento a malícia dos políticos. Na sua adaptação aos cinemas, o doutrinador conta com a ajuda de uma hacker, que originalmente, não fazia parte da história do primeiro quadrinho. “Todos acharam que seria mais rico e poderoso um personagem feminino num espaço tão importante na trama”, diz o autor dos quadrinhos Luciano Cunha.

A corrupção em muitas vezes é conhecida só pela parte dos políticos, mas atitudes que alguns consideram comuns também são corruptas, subornar um policial, colar em algum teste, falsificar carteira de estudante e furar a fila são atitudes muito fáceis de notar. Um em cada quatro brasileiros afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser corrupção, segundo pesquisas da universidade federal de Minas Gerais e instituto Voz Populi. Corrupção é corrupção e é dever de todos combatê-la.

REFERÊNCIAS:

Regimes ditatoriais que favorecem a corrupção, Memórias da ditadura, corrupção. Disponível em <http://memoriasdaditadura.org.br/corrupcao/?gclid=Cj0KCQjw3ZX4BRDmARIsAFYh7ZKtAXWVsia6aCSpdumpVAZbXThmFRZ34-QplSLB6JnmXPLRGATe61gaAlwREALw_wcB>. Acesso em: 08 de jul. 2020
 
Índice da percepção da corrupção 2019, Transparência internacional Brasil. Disponível em:<https://transparenciainternacional.org.br/ipc/?utm_source=Ads&utm_medium=Google&utm_campaign=%C3%8Dndice%20de%20Percep%C3%A7%C3%A3o%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&utm_term=Ranking%20da%20Corrup%C3%A7%C3%A3o&gclid=Cj0KCQjw3ZX4BRDmARIsAFYh7ZJ9hxQKDilm4k6CHQKqwASzZ6KeTy4rlxarBUNxNeCaPWTvYA1UVZAaAsceEALw_wcB> Acesso em: 08 de jul. 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »