Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 17h01min - Atualizada em 09/07/2020 às 16h52min

Asteroide com mineral terrestre é encontrado

Pesquisadores encontraram olivina na composição do asteroide

Por - Cinthia Resende
Imagem ilustrativa/Tech Break
Em 4 de janeiro de 2020, um asteroide, posteriormente batizado de 2020 AV2, foi encontrado na orbita de Vênus. Com o avanço das pesquisas, os astrônomos chegaram, recentemente, a um fato interessante: o asteroide é composto por olivina, um mineral abundante no manto da terra. Segundo os pesquisadores, esse asteroide específico é na verdade uma pista para conjunto muito maior de asteroides que se formaram no início do sistema solar.

Francesca DeMeo, uma caçadora de asteroides do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em entrevista a revista cientifica Science disse que "é improvável que olhemos para essa nova população e um objeto dominado por olivina é o primeiro tipo que vemos. É isso que faz esse resultado interessante”.

O 2020 AV2 é pouco maior que uma montanha e possui 1,5 quilometro de largura. Faz parte de uma grupo seleto de corpos celestes que intrigam os astrônomos há alguns anos.

Olivina 

A olivina é formada por um grupo de minerais constituídos de silicatos de magnésio e ferro. É bem comum de ser encontrado nas rochas mais profundas da terra. O mineral já foi encontrado em outros planetas também.



Descoberta

Para descobrirem a composição do asteroide, os cientistas usaram alguns telescópios nas Ilhas Canárias que separaram a luz refletida do planetoide. Assim, as linhas de absorção revelaram sua composição química e a olivina foi identificada. “Não podemos dizer que é um asteroide dominado por olivina, mas a olivina é abundante em sua superfície”, declarou o pesquisador do Instituto Astronômico da Academia Romena, Marcel Popescu. Popescu finalizou dizendo que “é um objeto muito interessante, peculiar, o primeiro de seu tipo. Quero ver se haverá outros”.


A descoberta torna-se relevante pela raridade. Asteroides ricos em olivinas são poucos, escassos e facilmente pulverizados. Existem poucas informações sobre o material do manto 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »