Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 22h47min - Atualizada em 09/07/2020 às 22h34min

Projeto Rota da Leitura, no Rio, recolhe livros para doação durante a pandemia

Bárbara Vidal - Editado por Bruna Araújo
Divulgação Alerj
O Projeto Rota da Leitura foi organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) com o intuito de montar salas de leitura em locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais, e incentivar o hábito da leitura. O projeto foi à rua no dia 4 de junho, e completou um mês contabilizando 4.011 livros doados.

"A gente aproveitou o período de pandemia (do novo coronavírus), em que muitas pessoas estão arrumando a casa, e criamos o projeto como uma forma também de abastecer salas de leitura, bibliotecas comunitárias", disse o superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj, Pedro Gerolimich, à Agência Brasil.

Aos que ficaram interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99906-3675 e fazer o agendamento, ou pela internet. São aceitos, no mínimo, 10 livros que podem ser de qualquer gênero, tem que estar em um bom estado de conservação e não pode apenas ser didático. Os doadores vão ganhar um diploma de Amigo da Leitura.

“Livros foram feitos para serem lidos, é com essa ideia que pessoas estão se voluntariando e doando livros, criando uma grande corrente literária”, conta Pedro Gerolimich.

Após o recolhimento dos livros nas casas dos doadores, a Superintendência de Leitura e Conhecimento da Sececrj faz a triagem de todo o material na Biblioteca Parque Estadual, realizando a higienização e classificando por segmento.

Manter as bibliotecas seguras é importante para seus trabalhadores e seus usuários. Porém, durante a atual pandemia da Covid-19, são feitas perguntas sobre como fazer isso. Os conservadores, com experiência em diagnosticar e reparar danos às coleções, dizem que faltam informações históricas sobre a higienização dos materiais da biblioteca.

A seguir, ensinarei como os criadores do projeto e os bibliotecários estão higienizando os livros:
  1. Lavar bem as mãos (água e sabão);
  2. Passar álcool em gel nas mãos;
  3. Colocar luvas e máscara;
  4. Utilizar um pano com álcool para limpar os livros.
Clique aqui para realizar a inscrição no Projeto Rota da Leitura.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »