Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 23h45min - Atualizada em 09/07/2020 às 23h32min

Livro organizado em prol do centenário de Clarice Lispector revisita obra da escritora

Bárbara Vidal - Editado por Bruna Araújo
Em 2020, comemora-se o centenário do nascimento de Clarice Lispector. A escritora nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, uma aldeia da Ucrânia, então pertencente à Rússia. Clarice Lispector pertence à terceira fase do movimento modernista e imprimiu em suas obras uma literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva, com mergulhos no pensamento e na condição humana.

"Não escrevo para fora, escrevo para dentro". Assim a escritora Clarice Lispector explicava sua literatura.

Em comemoração ao seu centenário, Fernanda Coutinho (Professora de Letras da UFC) e Sávio Alencar (Mestre em Letras da UFC) se reúnem para organizar o livro, Visões de Clarice Lispector - Ensaios, Entrevistas, Leituras, que reverencia a romancista.

“É correto considerar engano o fato de se pensar que, de tão celebrado e esmiuçado pela crítica, já se disse tudo sobre o texto de Clarice. Na realidade, a literatura tem um sentido de perenidade, pois os assuntos de que trata ultrapassam o momento do surgimento dos livros. Cada leitor e cada época vão imprimindo novas vertentes de apreciação para o texto literário”, considera Fernanda Coutinho, professora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação na mesma área da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Uma boa leitura tanto para quem deseja se aventurar em seus escritos quanto para seus leitores mais antigos. Disponível de forma gratuita em PDF, reúne 21 autores em textos que passeiam pelas narrativas ensaístas, crônicas de cunhos mais pessoal e interessantes entrevistas.

"A obra de Clarice é marcada por uma pluralidade e nosso livro acaba ressaltando isso, esse olhar multidisciplinar. É uma obra inesgotável, pois na terceira, quarta, quinta leitura de um mesmo livro seu ainda nos deparamos com novas perguntas. Daqui a 100, 200 anos, acredito que os seus escritos ainda irão continuar instigando leitores. E isso é tão sintomático que cada vez mais ela ganha novas traduções, novas camadas de sentido", pontua Sávio.

Está previsto para este ano grandes relançamentos editoriais e novos projetos culturais em homenagem à autora. Sua obra, que aborda temáticas densas da vida humana, que questiona, provoca e até causa certo desconforto, parece mais atual do que nunca neste momento em que mudanças drásticas na dinâmica social, provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, vêm pautando tantos debates sobre questões existenciais.

Visões de Clarice Lispector - Ensaios, Entrevistas, Leituras
Organização: Fernanda Coutinho e Sávio Alencar
Imprensa Universitária - UFC
2020, 242 páginas
Gratuito e disponível online no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52138
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »