Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 11h11min - Atualizada em 10/07/2020 às 10h58min

A filosofia por trás do desenho The Midnight Gospel

Lucas Moreira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Aficionados

Midinight Gospel de longe é um desenho animado com personagens comuns envoltos em um cenário de cores vivas cujo o único objetivo seria apenas entreter crianças. Muito mais que isso. É uma análise crítica de alguns medos que assolam o pensamento humano.
A série criada por Pendleton Ward e Duncan Trussel conta sobre Clancy, um rapaz que vive em algum lugar no universo onde é comum pessoas terem um aparelho computador que simula multiversos. Com isso, ele tem uma espécie de canal onde “posta” as entrevistas dessas loucas viagens por dentro do aparelho. Esse canal possui um inscrito, o mesmo aparece nos últimos minutos do último episódio mas de uma forma subentendida. No entanto, há uma restrição sobre o uso desses dispositivos. No segundo episódio ele conta sobre o dinheiro que pediu para sua irmã Sarah emprestado. Sarah alertou Clancy sobre usar simuladores sem licença mas ele não deu ouvidos.



Bom, não seria legal falar sobre a serie então, sugiro a assistir a obra. Mas os aspectos filosóficos são os que mais chamam a atenção. Em meio ao caos que essas viagens são, rolam conversas abordando temas de diversos tipos como o uso de drogas, no primeiro episódio e como lidar com a morte no segundo. Certamente é um desenho para se ver quando estiver com a mente tranquila e preparada para ouvir algumas verdades.
A forma com que certas partes da animação trata a finitude humana é surreal. Nada melhor que um desenho para falar de assuntos tão assombrosos e perturbadores como as entrevistas malucas do Clancy. A serie basicamente é focada na filosofia, no nosso medo e o desespero dos mistérios. Somos seres inquietos em relação ao que não sabemos.



Ao mesmo tempo em que vê a série e ouve os diálogos você pensa em várias ocasiões de sua vida, do seu medo para com a morte e como isso, pensar na sua inexistência como um todo, o desenho te leva automaticamente a isso. Apesar de muitos afirmarem não sentir medo de morrer sempre haverá no fundo aquele pontinho de mistério e temor. Temos medo da morte, por isso atrasamos ela, por essa não aceitação que existem os cremes antirrugas, os remédios rejuvenescedores, os estudos para termos uma vida longeva, etc. Não aceitar a velhice sempre esteve nas culturas e folclores do mundo todo. Assistir The Midnight Gospel é entender a morte como algo natural e bobo.
O último episódio sem sombra de dúvidas é o mais tocante, pois são acontecimentos reais sobre o que aconteceu com um dos criadores. Duncan Trussel perdeu sua mãe vítima de um câncer e as cenas mostram áudios reais de podcasts gravados feitos por ele.



A serie nos mostra de fato que é preciso acreditar existência da vida e não da morte. Há milênios construímos crenças através desse mistério “morrer”, não podemos acreditar em morrer. Estamos vivendo, presenciando momentos e sentindo cada instante do que é e foi viver, se está vivo e lendo isso, em essência, somente a sua existência existe.

REFERÊNCIAS:
Série Netflix The Midnight Gospel. Produzido por: Pendleton Ward e Duncan Trussel.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »