Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 15h05min - Atualizada em 10/07/2020 às 14h55min

UEFA confirma os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões

Dos oito times só quatro foram campeões; há chance de campeão inédito nesta temporada

Wesley Bião - Editado por Paulo Octávio
Foto: Harold Cunningham / UEFA / AFP
UEFA definiu as partidas das quartas-de-final e o chaveamento da Liga dos Campeões em sorteio nesta sexta (10). Duas partidas já foram confirmadas: a Atalanta encara o Paris Saint-Germain e o Red Bull Leipzig enfrenta o Atlético de Madrid. Todas as partidas serão realizadas em Lisboa a partir do dia 12 de agosto. Mas quatro embates das oitavas precisam ser disputados para completar os classificados. Essas partidas serão disputadas nos dia 7 e 8 de agosto, também na capital portuguesa.

Por conta da pandemia do coronavírus e a impossibilidade de se fazer várias partidas, a UEFA adotou um sistema chamado “Final 8”. A confederação decidiu que agora haverá só jogos únicos e todas as sete partidas restantes serão disputadas em 12 dias.  Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade sedirão o evento. 
 
As partidas das quartas serão disputadas entre os dias 12 e 15, as semifinais nos dias 19 e 18 e a grande final no dia 23 de agosto. As partidas das semifinais e a final já estão com horário definido: 16h (horário de Brasília).

O chaveamento também está definido e "desequilibrado". De um lado estão Red Bull LeipzigAtlético de MadridAtalanta PSG. Nenhuma dessas quatro equipes foi campeã. Como uma delas irá à final, há possibilidade de ter um campeão inédito nesta temporada. Na outra ponta, quatro clubes somam 26 títulos de Champions. São 13 do Real Madrid, os maiores vencedores do torneio, cinco de Barça e Bayern, dois da Juventus e um do ChelseaManchester CityLyon e Napoli nunca venceram o torneio. 

Quem passar de City x Real encara o classificado de Juventus x Lyon, enquanto o classificado de Barcelona x Napoli pega o vencedor de Bayern x Chelsea.
 
Para essas quatro partidas, o comitê executivo da UEFA decidiu manter o mando de campo como já era previsto antes da pandemia. Com isso, Manchester CityJuventusBayern e Barcelona jogarão “em casa”.

Confira resultados dos jogos de ida

Manchester City 2 x 1 Real

Lyon 1 x  0 Juventus

Napoli 1 x 1 Barcelona

Chelsea 0 x 3 Bayern




Chaveamento da Champions: pelo menos uma equipe que não foi campeã está garantida na final. Foto: Reprodução/UEFA

COMO ESTÃO OS TIMES?

Como o campeonato francês foi encerrado em março, o PSG está a mais tempo sem entrar em campo. A última partida do time foi no dia 11 de março contra o Borussia Dortmund, pelas quartas da Champions. Os franceses terão apenas dois compromissos pelas finais da Copa da França e Liga Francesa no fim de julho. E o Lyon será adversário dos parisienses na final da Liga Francesa. Clube encerrou a Ligue 1 com 41 pontos, na sétima colocação, sem vaga em competição europeia.

O seu rival, Atalanta, acumula 12 jogos de invencibilidade. Terceira colocada do Campeonato Italiano, com 66 pontos, ainda tem chances de título. Também na Itália, o Napoli ocupa a sexta posição da Serie A, com 51 pontos. Os Azzurri foram campeões da Copa da Itália e já tem vaga garantida na Liga Europa da próxima temporada. A Juventus lidera o Campeonato Italiano com 75 pontos e está perto de ser campeã. 

Na Alemanha, o Bayern de Munique conquistou a Bundesliga pela oitava vez seguida; campeonato acabou no último dia 27. O Red Bull Leipzig ficou ficou na terceira colocação, com 66 pontos.
 
Já o Atlético de Madrid está na terceira colocação do Campeonato Espanhol, com 63 pontos e não briga mais pelo título.  Ainda na Espanha, Real Madrid e Barcelona lutam pela taça. Os madridistas são os líderes da competição nacional com 80 pontos e são seguidos de perto pelo Barça, que tem 76.

E na Inglaterra,  Manchester City  e Chelsea ainda brigam por vaga na próxima Liga dos Campeões seja na Premiere League ou na Copa da Inglaterra. O City foi punido pela UEFA  por não respeitar as regras do fair play financeiro e ficará pelas próximas duas temporadas sem poder disputar a Liga dos Campeões. Clube espera até a próxima segunda para saber se a punição será mantida. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »