Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2020 às 15h29min - Atualizada em 15/07/2020 às 15h30min

A cultura do cancelamento

Movimento das redes sociais pode levar uma pessoa do sucesso ao esquecimento total

Bruna Ariadne - Editado por Alinne Morais
Reprodução via: Instagram

Cultura do cancelamento é a nova moda da internet. Esse meio vem sendo usados por diversos usuários de redes sociais como Twitter e Instagram, que usam do poder de dar opinião sobre a vida e as ações das pessoas que nelas postam seu dia a dia, suas conquistas, trabalhos e recebidos.  

 

Com o passar dos anos a internet foi evoluindo de forma muito rápida e todos tentam acompanhar essa crescente. Com todo esse desenvolvimento, as pessoas que usam desse veículo de comunicação acabaram criando um senso crítico que nem sempre é usado para boas ações. O que prova isso é o discurso de ódio e a tentativa de se cancelar uma pessoa na rede. 

 

Todos os dias os famosos HATERS (pessoas que postam comentários de ódio ou críticas não construtivas) atacam famosos e até mesmo pessoas anônimas por erros, por um dizer no qual pode ter sido preconceituoso ou até por notícias inventadas. O cancelamento entra neste momento, quando diversas pessoas, que dividem a mesma opinião, são levados a fazer com que a pessoa, que é o foco, sofra retaliações por algo que postou, falou e disse.  

 

Esse tipo de ação ocorre por diversos fatores na sociedade e na visão do psicólogo Filiphe Mesquita. "Esse tipo de cultura já existe há muito tempo. As pessoas sempre rebaixaram, escravizaram, mataram e fizeram tantas coisas com pessoas que não concordavam com sua visão ou, que não eram de acordo com sua ideia, sua opinião".

Na visão de Carol 
likes e visibilidade. É excessivo a quantidade de comentários maldosos, uma verdadeira disputa de quem ofende mais, e sempre a necessidade de terminar o cancelamento derrotando de forma bem maldosa a pessoa em questão, prejudicando o trabalho, a vida social, e principalmente o emocional. Óbvio que certos comportamentos geram indignação, eu também fico indignada. Porém, ‘cancelar alguém’ é muito sério”. 
 

 

As pessoas, em sua maioria, buscam um “exemplo” para seguir na esperança de se tornarem perfeitos e sensatos na sua vida. Mas existe um problema nessa busca da perfeição que é a de que ninguém nunca vai ser perfeito, pelo simples fato de ser humano, o que já abre espaço para erros e deslizes na vida.

Carol 
completou que mesmo que as pessoas tentem seguir esse padrão de sensatez, sempre serão julgados por estarem dentro de um personagem e no caso serão ditos como “falsos”. Entretanto, ao ver do psicólogo, essa questão do cancelamento é algo subjetivo, pois não é apenas a busca da perfeição em si, mas também uma forma de apontar os erros para poder apagar, difamar e passar por constrangimento em certa pessoa.   

 

Não pode-se esquecer que ao usar desses meios de retaliações podem causar danos ao que - e a quem - está sendo cancelado no momento.  Algumas consequências que podem acontecer ao indivíduo é depressão, ansiedade, baixa autoestima, e também pode fazer com que a pessoa perca seu emprego e todo meio de convivência, tanto virtual como presencial. 

 

Um ponto no qual ambos entrevistados concordaram é que isso gera danos, repercussão de maneira negativa na vida pessoa, e que também é uma forma de tentar se sobressair em cima da pessoa que está sendo acusada dos erros, não deixando espaço para dialogo com ambas partes. 

 

A grande pergunta que fica no ar é: até quando as pessoas continuarão a tratar as pessoas de forma brutal com a questão de sair cancelando por causa de qualquer comentário ou ação feito em meio das redes socias? 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »