Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2020 às 08h50min - Atualizada em 11/07/2020 às 09h00min

Semana de Moda em Paris é transmitida digitalmente pela primeira vez

A nova realidade fez com que a agitação do mundo da moda em Paris fosse transmitida pelas redes sociais

Myllena Ferreira - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Instagram
A famosa semana de moda em Paris começou nesta segunda-feira (6), e pela primeira vez os desfiles da alta costura na capital francesa foram transmitidos virtualmente pelas redes sociais.

Em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19) o público teve acesso a um novo formato das passarelas. A abertura do evento digital contou com a participação da modelo Naomi Campbell, que discursou contra o racismo e a desigualdade na indústria da moda.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FHCM (@fhcm) em


”Hoje, em 2020, ainda temos um longo caminho para percorrer e chegou a hora de coletivamente chamar a atenção do mundo fashion sobre desigualdade nos lugares de trabalho e na nossa indústria”, disse Naomi.

Por causa do aumento de casos da covid-19 pelo mundo, o universo da moda se viu em meio a crise e cancelou grandes eventos que aconteceriam ao longo do ano. Para a professora e doutoranda na área de moda, Manita Menezes, por ser considerada uma atividade não essencial, a moda faz parte dos setores que mais estão sofrendo com a pandemia. 

“Como é um setor que emprega muito, haverá impactos sociais muito grandes, principalmente entre as mulheres, que representam a grande maioria da mão de obra”, disse Manita durante entrevista à Revista Regional.

A indústria da alta-costura encontrou nas plataformas digitais uma nova forma de fazer moda e torná-la viável para continuar compartilhando os trabalhos com o mundo, e seguir respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter o distanciamento social. 

Em entrevista ao Dicas de Jornalismo, a designer e produtora de moda, a paranaense Mirian Sakemi Proença, afirmou que  por causa da covid-19 considera o período atual difícil, e que até passar por isso temos que nos adaptar e criar novas realidades. 

“Não considero isso algo inovador, mas sim, necessário. O que acho legal é que pessoas que nunca tiveram oportunidade de ir a um desfile de moda, agora terá a oportunidade de assistir em primeira mão”, explicou Mirian.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo mercado da moda, a pandemia não impediu que a semana mais “fashionista” de Paris mostrasse ao público o lançamento de coleções de marcas renomadas como Dior e Chanel. Na quinta-feira (9), foi a vez da moda masculina assumir as passarelas virtuais na capital. Já a semana de moda de Milão acontecerá presencialmente em setembro.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »