Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2020 às 19h39min - Atualizada em 11/07/2020 às 19h33min

Após parada, campeonato gaúcho volta no próximo dia 23 de julho

Decisão foi tomada após reunião entre governador e o presidente da Federação Gaúcha

EDUARDO TRINDADE - Editado por Paulo Octávio
Taça e bola do campeonato Gaúcho. Foto: Porthurs Junior / Agência RBS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, autorizou a retomada do campeonato Gaúcho, que vai recomeçar no dia 23. A liberação foi informada após reunião do político com o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, na tarde da última quinta-feira (9). No mesmo dia foi apresentado todo o protocolo montado para a realizações dos jogos.  Também foi concedida a volta dos treinos físicos a partir desta segunda-feira (13).
 
O protocolo elaborado segue as recomendações dos órgãos da saúde e  diminui o número de profissionais envolvidos na partida nos estádios. Isso atinge as delegação das equipes, equipe de arbitragem, imprensa, delegado do jogo e funcionários da federação. Também está previsto a redução de sedes .

Os jogos vão ocorrer em cidades que estão na bandeira amarela, onde as medidas de restrições estão mais flexíveis. Mas a  maioria será disputada em Porto Alegre. Todos as partidas terão os portões fechados para o público. E os clubes serão obrigados a aplicar  testes de covid-19 nos atletas na volta aos treinamentos e no início da concentração para as partidas. Além deles, todos profissionais que vão trabalhar nos jogos vão se submeteram aos mesmos exames.

Com a preocupação dos times devido ao alto custo de hospedagem, principalmente em equipes de menor expressão, a FGF deve bancar uma boa parte desses custos, como forma de ajudar e diminuir a crise financeira de alguns clubes.

A liberação trouxe alívio para os dirigentes das equipes pois o campeonato pode ser encerrado dentro de campo. “Boa decisão no sentido de estabelecer a data para a competição, para os clubes possam se organizar. Ruim por que poderia ser dia 26. Daria mais uns dias para treinar. Faz diferença” Disse Giovani Alcântara, vice de futebol do Brasil de Pelotas, ao Globo Esporte.
 
Porém algumas equipes do estado terão poucos dias para se preparar pois voltaram aos treinamentos a poucos dias, como é o caso do Brasil de Pelotas, PelotasAimoré e Novo Hamburgo.

No mês de passado houve a tentativa de um retorno. A FGF colocava como data ideal para a volta do estadual o dia 19 de julho. Mas o governo não autorizou.

Os rivais Internacional e Grêmio pressionaram a Federação para conseguirem o retorno de treinos coletivos e até mesmo a conclusão da competição. Ambas as equipes já vinham treinavam desde o início de maio, diante do decreto municipal. Presidente do Tricolor, Romildo Bolzan, cogitou a possibilidade de mandar o time treinar em Santa Catarina, estado que liberou as atividades anteriormente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »