Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/07/2020 às 09h06min - Atualizada em 14/07/2020 às 09h00min

''Acredito que Jorge Jesus não vai ficar'', diz jornalista Rafael Marques

Jornalista dos canais Fox Sports e das rádios Globo e CBN concedeu entrevista ao Lab dicas

Matheus Aquino - Editado por Paulo Octávio
Rafael Marques, na bancada do Expediente Futebol, do Fox Sports. Foto: Divulgação/Fox Sports/Youtube
O Lab Dicas de Jornalismo entrevistou, nesta segunda-feira (13), o jornalista Rafael Marques, comentarista das rádios Globo e CBN e dos canais Fox Sports. Na conversa, o comunicador opinou sobre o momento do jornalismo esportivo diante da pandemia, a finalíssima do Campeonato Carioca, Jorge Jesus e a contratação de Kalou pelo Botafogo.

Como tem sido pra você, nesse período de pandemia, comentar sobre o jornalismo esportivo? Tanto nas rádios, quanto na televisão?

Com o atual momento da pandemia do novo coronavírus, o jornalismo tem utilizado novos métodos de trabalho, entre eles, o home office. Dessa forma, equipes têm usado menos profissionais em estúdios, seja de televisão ou rádio. Por conseguinte, existem dificuldades e limitações para exercer o trabalho, mas, sem deixar de desempenhar o papel fundamental do jornalismo.

‘’O período da pandemia para o jornalismo esportivo está tendo um lado interessante. O exercício da profissão, o ofício básico, que é o trabalho da informação, crítica, posicionamento, linha editorial, ampliando um pouco a ação do jornalista habitualmente direcionado para a área esportiva. Ele se viu obrigado a ter um comportamento mais amplo e entendo que, apesar da falta do evento para você trabalhar enquanto produto, as ações políticas, estratégicas, as medidas tomadas pelos clubes, pelos jogadores, enfim, o conteúdo da pandemia trouxe o comportamento médio do cronista esportivo’’, contou.

Como você vê o jogo de volta do Campeonato Carioca? Pelo futebol que tem apresentado, o Flamengo pode deixar escapar o título?

No último domingo (12), o Flamengo bateu o Fluminense por 2 a 1. Resultado deixa o Rubronegro com vantagem do empate no jogo final, que será nesta quarta-feira (15), às 21h, no Maracanã.


Pedro e Matheus Ferraz em ação, no último domingo.                                 Foto: Reprodução/Thiago Ribeiro/Agif/Estadão Conteúdo

‘’Flamengo é muito mais time que o Fluminense. Se tivermos por base os jogos realizados na  Taça Rio e o primeiro jogo da decisão, o Fluminense jogou além do seu limite, e o Flamengo aquém do que pode render. E a imagem que fica para a gente, nesse último jogo, é que o Fluminense tem condições de vencer o Flamengo. Mas, analisando friamente e apesar de considerar que o atual momento interno do Flamengo não é interessante, pela instabilidade causada pela incerteza do futuro de Jorge Jesus, ainda não há condições técnicas de o Fluminense conseguir reversão de resultado e o título do Campeonato Carioca, nesta quarta. Ainda acho que o Flamengo ganha e com certa folga’’, afirmou.

Quanto a Jorge Jesus, você acha que ele sai ou fica? Caso vá para o Benfica, quais seriam os seus nomes preferidos para substituí-lo?

‘’Não conheço o Jorge Jesus nem tenho contato com ele e pessoas próximas a ele. Apenas com pessoas do mundo do futebol que tem alguma relação com ele, com as quais eu converso. As últimas ações e notícias dão conta que o Jorge Jesus não vai ficar. Então, me baseando pelas informações, acredito que ele não fica. Mas, eu gostaria que ele ficasse. Tenho minhas críticas quanto ao comportamento dele, por não saber se comportar diante momentos de pressão quando o resultado não vem da maneira que ele imagina, tem dificuldade grande de lidar com humildade. Mas, eu acredito que, o que ele trouxe para o futebol brasileiro, o legado que ele trouxe, é bem interessante. E seria muito bacana se ele desse sequência a esse trabalho muito bom que ele tá fazendo no Flamengo’’, disse.

Botafogo, que já tem Honda, anunciou a contratação de Kalou; o quanto isso é positivo dentro de campo para a equipe? 

Após tentativa frustrada de contratar o marfinense Yaya Touré, o Botafogo anunciou a contratação do seu compatriota Salomon Kalou, de 34 anos. O jogador, que atua como ponta-esquerda, estava no Hertha Berlim, da Alemanha, chega como mais uma contratação de impacto no clube de General Severiano.


Na imagem, Salomon Kalou, nova contratação do Botafogo.                            Foto: Reprodução/Jan-Philipp Burmann/Getty Images

‘’Eu tenho sustentado que a estratégia que o Botafogo tem utilizado de trazer jogadores que são rodados internacionalmente, com experiência em Copa do Mundo, são de outros países. Isso é interessante na tentativa de fazer com que haja uma percepção global da marca Botafogo, que vai de encontro com os movimentos feitos para a criação do Botafogo S/A. É claro que o clube tem que ser responsável, arcar com seus compromissos, pagar salários. Mas, analisando o fato em si e tentando dissocia-lo do que a curto prazo isso pode trazer de reflexo de complicação de Botafogo, eu sou favorável sim. O Kalou pode render dentro de campo sem contar que é um ativo muito importante para o marketing do clube’’, finalizou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »