Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/07/2020 às 16h21min - Atualizada em 14/07/2020 às 15h54min

Série B do Brasileirão começa em agosto

A CBF divulgou na última segunda-feira, a tabela atualizada para a temporada de 2020 com previsão de início no dia 7.

Thais Teixeira
A competição termina em janeiro de 2021. Foto: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF

O Campeonato Brasileiro da Série B já tem uma data prevista para início das disputas. De acordo com a tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os duelos da primeira rodada podem ser iniciados na sexta-feira do dia 7 de agosto, ou no dia seguinte. A previsão era para começar no sábado, 8 de agosto, mas a CBF antecipou para um dia antes. Devido à pandemia do coronavirus, a competição teve que ser adiada. A previsão para começar o Brasileirão da Série B era em 1º de maio de 2020. Com a data programada para começar em 7 de agosto, o campeonato vai até o sábado do dia 30 de janeiro de 2021.

 

A CBF manteve as ordens dos duelos, mas os locais e horários ainda não foram definidos. Por causa da pandemia, as definições dos locais para realizar as partidas, vão proceder a partir da decisão das autoridas de cada cidade. Conforme a condição aceita pelos clubes em uma reunião com a CBF, poderão mandar os jogos para outra cidade ou município, caso sejam impedidos de jogarem em seus estadiosAs quatro primeiras rodadas da competição acontecerá com intervalo de apenas 11 dias.

 

Veja a definição dos duelos para a 1ª rodada:

 

  •         Cruzeiro x Botafogo-SP
  •         Avaí x Náutico
  •         CSA x Guarani
  •         Ponte Preta x América-MG
  •         Oeste x Chapecoense
  •         Operário x Figueirense
  •         Juventude x CRB
  •         Vitória x Sampaio Corrêa
  •         Confiança-SE x Paraná
  •         Cuiabá x Brasil de Pelotas

 

 

REGULAMENTO

 

Conforme o regulamento divulgado pela CBF, Art. 4º – Ao clube vencedor do CAMPEONATO será atribuído o título de Campeão Brasileiro Série B de 2020, e ao segundo colocado o título de Vice-Campeão Brasileiro Série B de 2020.

Art. 5º– Os 4 (quatro) primeiros colocados na classificação final do CAMPEONATO ascenderão ao Campeonato Brasileiro Série A de 2021. Os 4 (quatro) últimos colocados na classificação final descenderão para o Campeonato Brasileiro Série C de 2021.

 

Art. 10 – O CAMPEONATO será disputado no sistema de pontos corridos, de forma contínua, em turno e returno, sendo 19 jogos de ida e 19 jogos de volta, sagrando-se campeão o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa.

 

 

O atual Campeão da Série B é o Redbull Bragantino, que conseguiu o acesso para a elite do campeonato no fim de 2019. As outras equipes que também conseguiram o acesso, foi o Sport, vice-campeão da série B, além de Coritiba e Atlético-GO, que garantiram as últimas vagas.

Na temporada de 2020 as equipes recém rebaixadas para disputar a Série B são: Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí. Vale lembrar que as quatro equipes que ficarem nas últimas posições no fim da temporada, também serão rebaixadas para a Série C.

Com o rebaixamento do Cruzeiro, ocorrerá 
clássicos regionais, como o duelo entre Cruzeiro x América-MG, em Minas Gerais, CSA x CRB em Alagoas, Paraná x Operário-PR no Paraná, Juventude x Brasil-RS no Rio Grande do Sul, Guarani x Ponte Preta dérbi campineiro, além dos duelos catarinenses entre Figueirense, Avaí e Chapecoense.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »