Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2020 às 11h39min - Atualizada em 15/07/2020 às 11h06min

Histórico: Embate entre clubes e emissoras pelos direitos de transmissões

Nos anos 80, por falta de acordo, finais de campeonatos não foram exibidas ao vivo

Gustavo Cardozo Moraes - Editado por Paulo Octávio
Programa Triturando comenta sobre Flaflu desta quarta; Flamengo entrou em acordo com SBT após MP 984. Foto: Reprodução/SBT
No início de 2020, Flamengo e o Grupo Globo tiveram um atrito nas negociações dos direitos de transmissões. A emissora detém os direitos exibição do campeonato carioca, porém, não teve acordo com o clube em 2020. A emissora carioca ofereceu R$18 milhões, mesma quantia oferecida em 2016. O valor não foi aceito pelos dirigentes da equipe Rubronegra. .

O presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), aprovou a Medida Provisória 984 no dia 18 de junho. A MP dá ao clube mandante o direito de arena (não de imagem) e de negociar as transmissões. Se o jogo for em campo neutro, as equipes deverão entrar em consenso sobre a exibição da partida. Depois da MP entrar em vigor, a equipe  transmitiu a partida contra o Boavista na FLA TV.  Com isso, a Globo entendeu que a clausula de exclusividade da emissora carioca  foi desrespeitada e rescindiu o contrato com Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Porém teve que exibir Fluminense x Botafogo, porque a Ferj entrou com uma liminar para garantir a transmissão.

Não é de hoje que as negociações dos direitos de transmissões geram muita polêmica, seja pelos valores envolvidos ou pela exclusividade dos campeonatos. Até décadas atrás só as decisões eram exibidas ao vivo pela TV. E em algumas oportunidades finais de campeonatos deixaram de ser exibidas por questões financeiras. Em 1979, o presidente do Corinthians, Vicente Matheus, exigiu uma quantia para que a final do campeonato paulista, contra a Ponte Preta, fosse transmitida ao vivo. As emissoras não chegaram em um acordo com o clube. Por isso o compato foi mostrado após a decisão

Outro jogo que não foi transmitido, aconteceu na final do campeonato paulista de 1985 entre São Paulo e Portuguesa. Minutos antes da partida, Oswaldo Teixeira Duarte, presidente da Portuguesa, negociou os direitos, mas não entrou em acordo.


Final do capeonato paulista de 1985, entre São Paulo x Portuguesa. "Reprodução/saopaulofc.net" 

Para defender os interesses das equipes, foi criado o clube dos 13, em 1987. Entidade foi formada por; Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol, o clube dos 13 negociava cotas televisivas com as emissoras. A União dos Grandes Clubes do Futebol brasileiro, fazia a arrecadação e a divisão para as equipes do grupo. A Globo tinha uma boa relação com o grupo e também com CBF, mas deixou de exibir as finais do Brasileirão de 1990 e 1991.

Em 1992 a rede OM (hoje exitinta) do Paraná fez algo ousado. Contratou Galvão Bueno e conseguiu a exclusividade da Libertadores. Com isso a Globo deixou de mostrar a primeira título continental do São Paulo. E em 2003 foi a vez do SBT ter os direitos do Paulistão, mas, dias antes da estreia, a emissora rival entrou com liminar para mostrar o campeonato. Até minutos antes de Santo André x Santos, que abriu o torneio, ninguém sabia quem poderia transmitir; a confusão foi mostrada ao vivo na Sonia Abrão. A Federação Paulista tentou impedir a presença da Globo, mas não foi possível. E mesmo com tanta polêmica, a justiça não deu ganho de causa para nenhuma emissora e as duas mostraram os jogos até o final. 



  A guerra entre SBT x Globo pelo paulistão de 2003. Canal: Arquivo Marckezini


Em 2011 o clube dos 13 deixou de existir. A extinção do grupo foi por aspectos políticos. Assim cada time passou a negociar em particular com a emissora. 

Recentemente, a Globo vem tendo conflitos frequentes com os clubes em relação aos direitos de transmissões. Além do Flamengo neste ano, a emissora já havia encontrado dificuldades com o São Paulo, em 2016, mas acertou com o clube Paulista. O Athletico-PR fechou com a Globo em 2019 apenas para TV aberta; para a TV fechada a equipe rubro-negra assinou com a Turner. A empresa que retém os direitos exclusivos no Brasil da Liga dos Campões da Europa, transmitiu o campeonato brasileiro pela primeira vez no ano passado. O Palmeiras também dificultou na negociação com a Globo em 2019, mas após seis rodadas do campeonato, o Alviverde e a emissora carioca chegaram em um acordo. Entretanto, os dirigentes palmeirenses também fecharam com a Turner para a TV fechada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »