Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 12h44min - Atualizada em 16/07/2020 às 12h30min

Conheça outras equipes X nos quadrinhos da Marvel

Ernandes Silva - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução: Comic Book Daily
Os X-Men é a equipe de mutantes mais famosa da Casa das Idéias. Mas além dela há outros grupos formados por mutantes na Marvel Comics. Alguns mais conhecidos por suas versões cinematográficas recentes, outros mais esquecidos.

Novos Mutantes

 
Formada inicialmente por Lupina, Mancha Solar, Miragem, Míssil, Karma. Depois, outros personagens integraram-o como Magia, Magma, Cifra, Warlock. A equipe teve sua primeira aparição na Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants de 1982, a qual consiste com Charles Xavier acolhendo os jovens mutantes na mansão enquanto um plano do Donald Pierce, membro do Clube do Inferno, é posto em prática.
Em seus primeiros anos de aventuras eles já enfrentaram ameaças como o Urso Místico (uma entidade demoníaca), o mutante Legião (filho do Professor Xavier que tem múltiplas personalidades e cada uma tem um dom diferente). E eles tiveram o Magneto como mentor do grupo quando o Professor Xavier se recuperava de um ataque da Ninhada.
Os Novos Mutantes estão para ter sua primeira aparição em live-action com um filme que leva o título do grupo. O longa-metragem está com data de lançamento para 10 de setembro de 2020, sendo essa a sua quinta data de lançamento.

X-Force

 
Por sua vez, a X-Force teve a sua estréia em The New Mutants #100. Ela se formou após o fim da equipe dos Novos Mutantes e com Cable, que era líder deles na época, querendo um novo grupo fundou a X-Force com alguns membros restantes da equipe anterior. Os integrantes originais eram: Cable, Míssil, Dominó, Apache, Shatterstar, Feral e Boom-Boom.
Eles tinham como objetivo lutar contra grupos terroristas formados por mutantes, e seguem o estilo de atirar primeiro e perguntar depois do Cable. Ou seja, uma pegada mais violenta e fazendo o que for preciso para cumprir as suas missões. Sendo considerada uma equipe de anti-heróis, já que ficam entre o tom heróico dos X-Men e o terrorista da Irmandade.
Quando uma tentativa de assassinato ao Professor Xavier feita por Conflyto, um clone de Cable, eles foram caçados pelos X-Men e X-Factor. O fim da equipe veio mais tarde com muito dos seus integrantes aliando-se a X-Corporation, uma organização de proteção aos direitos mutantes.
Tempo depois, a X-Force teve um revival feito pelo Ciclope e liderado pelo Wolverine. Essa nova equipe tinha como objetivo caçar o Cable por supostamente raptar a Hope, a primeira mutante a nascer após o Dia M e que traria uma nova era para a raça do Homo Superior.
A X-Force marcou seu debute em Deadpool 2 (2018) no melhor estilo anti-herói e um toque de esquadrão suicida, quem assistiu sabe.

X-Factor

 
O X-Factor é um grupo derivado dos X-Men que atuava independentemente. A primeira formação tinha os cinco X-Men originais: Ciclope, Homem de Gelo, Garota Marvel (Jean Grey), Fera, Anjo.
Após Jean Grey ter sido encontrada viva no fundo do rio Hudson pelos Vingadores, os heróis não queriam retornar para os X-Men, na época liderados por Magneto. Então, eles decidiram formar uma “equipe de caça-mutantes”. É nas revistas deles que o Apocalipse surgiu.
Com a derrota do Rei das Sombras, os membros do X-Factor retornam para a sua equipe de origem. E uma segunda formação foi feita com Destrutor, Polaris, Homem-Múltiplo, Fortão, Lupina e Mercúrio. Eles tinham um elo de conexão ao governo para ter uma melhora na imagem mutante na sociedade.
Em 2006, foi criada a X-Factor Investigations pelo Homem-Múltiplo. As suas histórias são sobre investigações de casos envolvendo a comunidade mutante. Ela ainda conta com Lupina, Layla Miller, Fortão, Monet St. Croix, Syrin e Rictor.
O grupo não ganhou uma versão em live-action até agora, porém a segunda formação deles aparece na série animada da década de 90 dos X-Men.

Excalibur

 
Após a saga A Queda dos Mutantes, os X-Men foram dados como mortos e restando Noturno e Lince Negra na ilha Muir. Rachel Summers (Fênix II) fugiu do aprisionamento de Mojo e para em Londres, e foi perseguida por uma matilha de Lobisomens Guerreiros do mundo de Mojo. Então, Kurt e Kitty foram ao socorro de Rachel e receberam a ajuda do Capitão Britânia (irmão da Psylocke) e de sua namorada Meggan, com isso eles se uniram e fundaram a Excalibur. Lupina, Psylocke, Colossus também se juntaram ao grupo e edições depois a versão britânica dos X-Men acaba.
A Excalibur não chegou a ganhar tanto conhecimento do público não-leitor de quadrinhos como as demais equipes citadas anteriormente.

Geração X

 
A Geração X era um grupo de jovens mutantes da Academia Massachusetts, e eram liderados por Emma Frost e Banshee. Eles contavam com: Jubileu, Câmara, Sincro, Escalpo, M, Derme, Husk, Mondo. Eles não tiveram tanto apreço do público quanto as demais equipes X, e isso os levou a um congelamento que durou por volta de 15 anos e que retornou em 2016 na era ResurrXion.
Fato curioso é houve uma tentativa de série em live-action deles em 1996, pórem não deu muito certo e a Fox depois lançou novamente o episódio piloto em formato de filme televisivo.

REFERÊNCIAS:
PADILHA, Adriano. Novos Mutantes: conheça a origem, os personagens e curiosidades sobre os heróis!. Aficionados, 05 de ago. de 2017. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/novos-mutantes/>. Acesso em: 14 de jul. de 2020. 

BARBOSA, Matheus. As formações da X-Force, a equipe de mutantes de Deadpool 2. Aficionados, 17 de abr. de 2018. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/x-force-deadpool-2/>. Acesso em: 14 de jul. de 2020.

Formações - X-Factor. HQ: Tudo o que você precisa saber. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IVPQOfZmg7k>. Acesso em 15 de jul. de 2020. 

SMEE, Guilherme. Top 5 | Equipes britânicas da Marvel. O Vício, 25 de fev. de 2020. Disponível em: <https://ovicio.com.br/top-5-equipes-britanicas-da-marvel/>. Acesso em: 13 de jul. de 2020. 

MANSO, Alysson. QUADRINHOS: Após 15 anos, Geração X volta aos quadrinhos!. Universo X-Men, 30 de nov. de 2016. Disponível: <https://universoxmen.com.br/2016/11/apos-15-anos-geracao-x-volta-aos-quadrinhos/>. Acesso em: 15 de jul. de 2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »