Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 16h21min - Atualizada em 16/07/2020 às 15h52min

Adaptações live-action de animes: quais são as mais famosas e quais já estão confirmadas para lançamento

Ana Terra - Editado por Bárbara Miranda
A confirmação da série live-action de One Piece animou os fãs e fez ressurgir a discussão sobre as adaptações de animes/mangás. A Netflix já garantiu que a série está em produção e que está sendo supervisionada pelo criador do mangá, Eiichiro Oda. Outra série que já foi confirmada pela Netflix, é a adaptação de Cowboy Bebop. Alguns atores estão selecionados, entre eles John Cho, que será o protagonista Spike Spiegel.

Outros animes estão em pré-produção para os cinemas. A obra clássica, Akira, vai ganhar um live-action, que por enquanto tem Taika Waititi (Jojo Rabbit) como diretor. Já o diretor Michael Gracey (O Rei do Show) está a frente do projeto do live-action de Naruto, até então é a única informação que os fãs têm. 

Relembrando alguns animes que foram inspirações para filmes:

Death Note
foi um anime lançado em 2006, baseado no mangá escrito por Tsugumi Ohba. O enredo começa quando o adolescente, Licht Yagami, encontra o Death Note, caderno cujo proprietário é um Shinigami. O poder do Death Note é matar qualquer pessoa que tenha seu nome escrito em suas folhas. Ele teve quatro adaptações em live-action, sendo a de 2017 a mais famosa. Um filme original da Netflix, que rendeu muitas críticas pela escolha dos atores norte-americanos interpretando personagens japoneses e principalmente pela infidelidade com a obra original. Acabou recebendo uma péssima avaliação no Rotten Tomatoes. A produtora já confirmou uma sequência, mas não tem muitas informações.


O anime Bleach foi lançado em 2006, criado por Tite Kubo. O protagonista, Ichigo Kurosaki, nasceu com o dom de enxergar espíritos, assim ele acaba se tornando um Ceifeiro de Almas, destinado a proteger os inocentes e ajudar os espíritos em busca de paz. O live-action foi lançado em 2018, como uma produção original da Netflix. A adaptação recebeu uma boa avaliação do Rotten Tomatoes e dos fãs da franquia. O roteiro simples e eficiente foi elogiado, assim como a fidelidade dos personagens.

 
A franquia Battle Angel Alita foi mais popularizada no mangá, tendo apenas uma animação em 1993. Em um universo futurista, Alita é uma ciborgue sem memória, que foi resgatada por um cientista. Ao longo da trama, a personagem busca lembrar do seu passado e descobrir quem realmente ela é. O live-action Alita: Anjo de Combate, teve seu lançamento em 2019, sendo bem avaliado pela crítica, por sua trama e efeitos visuais. O filme chegou a ter cinco indicações ao prêmio Visual Effects Society Awards 2020.
 
Ghost in the Shell teve sua primeira animação lançada em 1995, escrita por Masamune Shirow. É um dos animes mais influentes no tema de ficção cientifica, sendo um dos influenciadores da franquia Matrix. A trama é ambientada em um mundo cibernético, cuja protagonista é a Major Motoko Kusanagi, líder do grupo antiterrorista Section 9. A versão live-action foi lançada em 2017, tendo Scarlett Johansson como protagonista. A escolha da atriz foi bastante questionada, por ser uma mulher branca em um papel de uma asiática. Mesmo com a polêmica, o longa teve elogios, principalmente pelos efeitos e pelo roteiro focado na evolução da consciência humana a um mundo cibernético.
 

Outros animes também tiveram suas adaptações live-action. Como por exemplo, Attack on Titan, Samurai X, Black Butler, Tokyo Ghoul, Fullmetal Alchemist, Dragon Ball e Gantz. O universo dos mangás/animes serve de inspiração para muitos estúdios cinematográficos, gerando sempre um questionamento entre os fãs, se eles são ou não bem adaptados. As maiores críticas envolvem a “americanização” de histórias originalmente asiáticas e os baixos recursos cinematográficos. A exemplo, o live-action de Dragon Ball, considerado um dos piores. Outros como Bleach e Alita, mantém as esperanças dos fãs para boas adaptações.
 

REFERÊNCIAS

SATOI, Jeferson. Ghost in the Shell | Filme live-action é sucesso no Japão, apesar de fracasso no ocidente. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/ghost-in-the-shell-filme-live-action-e-sucesso-no-japao-apesar-de-fracasso-no-ocidente/ >.Acesso: 15 de julh. 2020.

MAIDANA. Fernando. [Crítica] Bleach – uma luz no fim do túnel para os live-action? Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/critica-bleach-uma-luz-no-fim-do-tunel-para-os-live-action.html#list-item-3 >.Acesso: 15 de julh. 2020.

BENES, Rafaela. Conheça nove animes que foram adaptados para live actions. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/nove-animes-que-foram-adaptados-para-live-actions >.Acesso: 15 de julh. 2020.

ROLLING STONE. 7 animes que vão ganhar adaptações live-action: Akira, Naruto, Death Note (de novo) e mais. Disponível em:< https://rollingstone.uol.com.br/noticia/7-animes-que-vao-ganhar-adaptacoes-live-action-akira-naruto-death-note-de-novo-e-mais/ >.Acesso: 15 de julh. 2020.

ROTTEN TOMATOES. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/m/death_note_2017 >.Acesso: 15 de julh. 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »