Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 01h04min - Atualizada em 17/07/2020 às 01h03min

Natal: roteiro com os principais pontos turísticos

Saiba o que visitar na cidade potiguar

Cristiane Modesto - Alexandra Machado
Praia de Ponta Negra, Morro do Careca - Foto: Cristiane Modesto

Com a pandemia do novo coronavírus, o turismo foi um setor altamente impactado, mas que tem buscado formas de manter a estabilidade se preparando para a retomada econômica. Natal, no Rio Grande do Norte, é um destino que conquista os viajantes não só pelo litoral, mas por sua energia e efervescência cultural, que pode ser destaque no cenário de pós-pandemia. Confira agora um roteiro com os principais pontos turísticos para conhecer a cidade potiguar:

 

Praia de Ponta Negra

Sabe aquele lugar que você observa uma foto já se encanta? O Morro do Careca, presente na praia de Ponta Negra, em Natal, é um dos cartões postais da capital e, desse modo, não poderia deixar de começar este roteiro com esta praia. O bairro de Ponta Negra é essencialmente turístico e, por isso, recheado de agências de viagens, bares, restaurantes, hospedagens e inclusive abriga a praça do turista.

Quando for escolher suas estadia em Natal, é bom pensar em um local estratégico, a exemplo de Ponta Negra, uma vez que o turista tem acesso ao comércio local, pode ir para a praia caminhando graças à curta distância das pousadas, além de, dependendo da escolha, te ruma visão privilegiada do Morro do Careca da janela do quarto.


Em entrevista, o gerente e bancário Lucas de Sousa, 28, já visitou Natal algumas vezes e revela que “a experiência foi boa, gostei bastante [...] principalmente do custo, eu acho o custo de Natal mais baixo do que o de Fortaleza”, ao comparar com passeios populares. Lucas aproveitou suas últimas férias em Natal e afirmou que retornaria  à capital em junho deste ano, mas com a pandemia seus planos mudaram. Porém, em um cenário de pós pandemia, deixa claro: " tenho interesse de voltar sim".
 

Circuito histórico e as três igrejas mais antigas de Natal

 

Quando pensamos no Rio Grande do Norte, logo vem as praias à nossa mente. Mas Natal tem muito mais! Ao visitá-la, não deixe de incluir o circuito histórico no seu roteiro para descobrir mais sobre sua cultura e desvendar o porquê da cidade ser a primeira capital brasileira a ter acesso à goma de mascar e aos refrigerantes, como Coca-Cola. A cidade do sol tem muito o que ser explorado no seu viés histórico. Solicite ao seu guia turístico para conhecer também as três igrejas mais antigas da cidade.

 

Igreja de Santo Antônio (1766)
 

        

 

Localizada no centro da cidade, a terceira igreja mais velha tem uma diversidade de nomes dentro do dialeto popular, graças à uma decoração na torre do prédio que lhe garante popularmente o título de Igreja do Galo. Com estilo barroco, em toda sua arquitetura colonial, encanta com os detalhes luxuosos entalhados na madeira.

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (1599)
 

 

Responsável por sediar a primeira celebração que comemorou a fundação de Natal, a igreja está em uma localização estratégica, ideal para quem deseja visitar o Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte e o Memorial Câmara Cascudo, um importante historiador e antropólogo natalense.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1713)
 

           

 

Construída pelos escravos entre os primeiros anos de 1700, essa foi a segunda igreja construída na capital potiguar. Para quem procura uma experiência como o turismo religioso, o destaque são para as missas que são celebradas em latim. Após conhecer parte do circuito histórico de Natal, a dica é seguir até uma espécie de mirante que fica na frente da igreja, ótimo para aproveitar um belo pôr-do-sol no Rio Potengi, além da vista panorâmica da ponte Newton Navarro.

 

O Maior Cajueiro do Mundo
 

           

A cerca de 14 quilômetros de distância de Ponta Negra, o maior cajueiro do mundo, localizado no município vizinho de Natal, Parnamirim, é um destino muito procurado pelos turistas, afinal, essa planta característica da região é considerada a maior do planeta.  

Para visitá-lo é preciso pagar um valor simbólico para a entrada. Lá dentro é possível caminhar por baixo do cajueiro e ainda ter acesso a um mirante que exibe a bela vista da praia de Pirangi e do alto de todo o cajueiro. Caso o guia permita, o turista também pode comer algum caju e na saída aproveitar para comprar lembrancinhas de viagem para amigos e familiares.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »