Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 11h07min - Atualizada em 17/07/2020 às 10h40min

A tecnologia na educação em tempos de pandemia

Devido ao isolamento social causado pelo covid-19, alunos e professores estão se adaptando aos recursos tecnológicos ofertados pelas instituições de ensino

Héricson Furtado - Edição: Manoel Paulo
Créditos: Eduardo Micheleto/ APJor
Desde março, período em que se alarmou o novo coronavírus, as aulas estão suspensas em todo o Brasil. No mês de abril, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), foi autorizado que as atividades remotas passassem a valer como carga horária. A partir disso, escolas e universidades adotaram o uso de ferramentas digitais (aplicativos e programas) para essas aulas.

É notório que a tecnologia, de fato, vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e não está sendo diferente no momento de lecionar e assistir às aulas de maneira remota e didática. Deste modo, vale destacar o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) que aderiu às tecnologias síncronas e assíncronas, conforme diz o professor do curso de Sistema de Informação e responsável pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Rafael Teixeira: “O objetivo da universidade foi potencializar as práticas em ensino remoto. A plataforma AVA, assíncrona, possuiu todos os materiais dando aos alunos embasamento do conteúdo para o momento de aula no Microsoft Teams, plataforma síncrona, onde acontece os encontros virtuais.”

Estes recursos tecnológicos apresentam diversos benefícios como: conteúdos antecipados, processo de sala de aula invertida onde se dá o conteúdo e depois aplica-se em aulas presenciais, podendo baixar os arquivos e materiais quando necessitar. “O aluno tem a acessibilidade por meio de vídeos, plataformas de simulação e realidade virtual, 3D... Vai além da sala de aula potencializando as ações”, completou Rafael.

Da mesma maneira afirma a professora Elisa Mabel, atuante na rede pública de ensino estadual, municipal e privada no ensino superior: “A instituição UniFOA, na qual trabalho, adotou algumas plataformas que tem nos auxiliado bastante, entendo que a tecnologia por si só, não substitui o contato direto do professor com seu aluno, mas devido às condições atuais, estamos tendo acesso a estes recursos tecnológicos muito completos, que viabilizam diversas maneiras de avaliação e controle estratégico.”

O Centro Universitário tem contado com a plataforma criada pela própria instituição, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o Microsoft Teams. Já em escolas públicas e estaduais o Google Classroom, Google Meet e Zoom. “Sem dúvida, notamos uma inclusão destes recursos nas metodologias de ensino, mesmo depois do retorno das aulas presenciais”, afirmou a professora.

É notório que a tecnologia também é um fator importantíssimo em se tratando dos alunos que estão finalizando os cursos. Segundo Ingrid Galvão, aluna do último período do curso de Jornalismo na universidade, que apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC) de forma virtual: “A tecnologia está presente para ser nossa aliada, imagina nós perdermos um ano se não fosse a tecnologia? A experiência foi inovadora, estes métodos vieram para ficar.”

Além disso, estes recursos proporcionam facilidade e objetividade de acesso, sem precisar sair de casa. “Fator relevante é a orientação online, o contato com o professor tornou-se mais acessível pelo fato da flexibilização ao marcar reuniões em horários diferentes das aulas presenciais, em ambientes virtuais”, destacou a aluna.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »