Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 11h09min - Atualizada em 17/07/2020 às 10h50min

A literatura maranhense e sua importância na preservação da História

Adélia Fernanda Lima Sá Machado - Editado por Bruna Araújo
IPHAN
Foto: Reprodução/IPHAN
 “Minha terra tem palmeiras // Onde canta o Sabiá, // as aves, que aqui gorjeiam, // não gorjeiam como lá.”  Assim inicia a “Canção de Exílio”, escrito por Gonçalves Dias, escritor maranhense, reconhecido por todo o Brasil. A sua descrição se refere ao Maranhão. O seu escrito é mais um dos vários do estado maranhense, que consegue apresentar e propagar a cultura, território, história e dizeres da região.

Há várias maneiras de contribuição da preservação histórica de um local, a arte e a literatura são as mais fortes e eficientes desde o seu início de construção. No Maranhão, não é diferente. Uma boa parte do Brasil termina por conhecer o estado por meio das obras literárias que o descrevem.

São muitos escritores que contribuem com a propagação da cultura maranhense através de seus escritos, dentre eles, os mais conhecidos são: Gonçalves Dias, (mencionado no início da matéria), Graça Aranha, Aluísio de Azevedo e Maria Firmina. Cada um deles possuem uma forma de escrita, com suas peculiaridades e importância na construção do histórico cultural e tradicional do estado do Maranhão.

Apesar dos seus escritores, na sua maior parte, retratar a realidade do início da construção do Maranhão, ainda assim, conseguem apresentar pontos importantes da formação da população, pois é reflexo das tradições e culturas dos nossos antepassados.A literatura maranhense ganha uma maior importância pela força que ela tem em propagar para diferentes pessoas, regiões e países a cultura do estado, por meio de escritos. Através deles, a economia do local é mantida, assim como a cultura e a história preservada. A capital do estado, São Luís, foi tombada como Patrimônio Mundial em 1974, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN - o que favorece na conservação dos locais, antes apenas descritos pelos primeiros escritores do local em questão.

Mas como o estado preserva e faz com que esses escritores não sejam esquecidos? O Maranhão possui novos escritores? Como a cultura é levada as escolas e verdadeiramente cultivada? De fato, é necessário a construção de projetos, desenvolvimento de artigos e questões teatrais para que a história do estado seja repassada para os mais novos e assim seja preservada e propagada.

“Eu acho super importante, essa utilização de São Luís para valorizar o Estado em um todo. Pois querendo ou não, vem muita gente de outros países e de outros Estados que às vezes não faziam ideia de que tal escritor/artista era do Maranhão", pontua Letycia Saraiva, de 19 anos, estudante, ao ser indagada das ações de exposição da cultura e literatura maranhense.

O ponto de exposição ao qual Letycia Saraiva se referiu é a Praça do Pantheon, localizado no centro de São Luís. No local encontram-se homenagens a grandes escritores e intelectuais maranhenses, contendo bustos de apresentação. Os primeiros bustos instalados na praça foi o de Aluísio de Azevedo e Raimundo Correia, em 1954. Mas em 2007, foram transferidos para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), como uma forma de preservar a estrutura e evitar danificações por vândalos, o que reflete o cuidado com a preservação da história e da literatura no Estado.


Além da praça, a capital conta com museus e centro histórico, ou melhor, possui o Complexo Deodoro, que é o conjunto de Praças (quatro praças) e o Centro Histórico de São Luís, que são pontos turísticos conhecidos pela preservação histórica e homenagens aos escritores e intelectuais.

A estudante também relatou que existe uma frequência de apresentações gratuitas nas praças e nos teatros da capital, tendo o objetivo principal de espalhar a tradição do estado, tanto para residentes, quanto para turistas.

A literatura é uma arte e consegue descrever/apresentar épocas, locais e tradições. A escrita maranhense possui essa e demais importâncias. Saber da existência de grandes nomes da literatura é de grande valia para que a história seja preservada, e dessa maneira, não seja esquecida ou estagnada em apenas um período/geração. No Maranhão, em várias cidades, além da própria capital, possuem projetos, artigos e até mesmo praças que se voltam a estar sempre demonstrando e propagando o peso dos escritores do estado.

Dessa maneira a preservação da história é feita de forma eficiente, várias gerações começam a conhecer e propagar grandes nomes de escritores do Maranhão, por consequência, instiga a curiosidade em conhecer o estado, contribuindo assim, com a economia, turismo e respeito a cultura da região.

 
https://www.google.com/search?q=complexo+deodoro&tbm=isch&ved=2ahUKEwjGtZT8uNTqAhUEHbkGHZWYBHkQ2-cCegQIABAA&oq=complexo+deodo&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgIIADIGCAAQCBAeMgQIABAYOgUIABCxAzoICAAQsQMQgwE6BAgAEENQvv4CWKCaA2CJoQNoAHAAeACAAY8CiAGDF5IBBTAuNy43mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWfAAQE&sclient=img&ei=q64RX4a0MYS65OUPlbGSyAc&bih=657&biw=1366&rlz=1C1GCEB_enBR891BR891 https://www.google.com/search?q=pra%C3%A7a+do+pantheon&rlz=1C1GCEB_enBR891BR891&sxsrf=ALeKk03-a9Z8wLNugU6z8iEetgh8XXvjrA:1594994343595&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwil55L6uNTqAhWkA9QKHTGNDvMQ_AUoAnoECBUQBA&biw=1366&bih=657
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »