Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 11h10min - Atualizada em 17/07/2020 às 10h47min

Conheça as belezas do extremo sul da Bahia

Praias paradisíacas, vilarejos e cidades históricas, o sul da Bahia encanta a todos

Victoria Ribeiro Santos - Alexandra Machado
Caraíva, Bahia - Foto: Carpe Mundi/Reprodução

A Bahia é muito conhecida pelas suas belas praias e cidades históricas, mas com um território tão extenso fica difícil conhecer todas as belezas desse estado tão lindo. Por isso, apresentamos a seguir alguns destinos para quem deseja explorar o extremo sul da Bahia.

Praia do Espelho

A praia é chamada de “Praia do Espelho” por conta do reflexo do céu que suas águas formam quando a maré está baixa. Fica localizada em Trancoso e já foi eleita várias vezes – até por jornais estrangeiros – como uma das praias mais bonitas do Brasil. Para chegar até lá, o visitante pode escolher carro, barco ou uma trilha de cerca de 9 quilômetros
.

Porto Seguro

Situada na Costa do Descobrimento, Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a cidade é considerada o berço do Brasil, possui o centro histórico com construções que remetem à época da chegada dos portugueses e muitos resorts.
O local mais badalado na cidade é a Passarela do Descobrimento (mais conhecida como Passarela do Álcool), que reúne lojas, bares e restaurantes.

 

Prado


Prado teve origem em 1755, numa aldeia de índios descendentes dos aimorés e até hoje a cidade reúne prédios históricos do século XIX.
O centro da cidade é repleto de lojinhas onde os artesãos locais expõem seus trabalhos e restaurantes quem agradam a todos. No litoral do Prado há praias de ondas calmas, areias claras e águas cristalinas e mornas.


Barra do Cahy

Conhecida por ser a praia onde os primeiros moradores de Portugal desembarcaram em sua chegada ao Brasil, da Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que foi o primeiro pedaço de Terra avistado pelos portugueses em sua chegada. A praia possui águas claras onde pode ser visto o encontro do rio com o mar.


 Parque Nacional Marinho de Abrolhos

O arquipélago abriga dezenas de tipos de peixes e diversas espécies de corais, além de ser o primeiro Parque Marinho do Brasil. O destino é um dos mais procurados em agências de mergulho e para quem deseja se aventurar na vida marinha. É necessário entrar em contato com agências de turismo, além de fazer algumas aulas de mergulho.



Caraíva

Caraíva é uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento. A praia, que fica em uma península tem acesso apenas por barco, possui uma infraestrutura simples, muitas histórias de pescadores e uma paisagens naturais incríveis da Bahia.
Para chegar até Caraíva é preciso pegar um barco que sai de Nova Caraíva e demora poucos minutos para atravessar o Rio Caraíva, chegando na vila, que possui ruas de areia e ausência de sinal de celular. O vilarejo também possui muitas lojas e restaurantes diversos.
Caraíva é uma das portas de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal e é onde está a Aldeia Mãe Barra Velha, uma reserva indígena Pataxó, onde vivem 500 famílias. No Centro Cultural de Tradições Indígenas é possível conhecer um pouco mais da cultura, dança, culinária, artesanato e da língua Pataxó.

 

Trancoso

Em Trancoso, o ponto mais famoso da cidade, é o casario do Quadrado, que fica no alto do vilarejo. É nesse ponto que os visitantes tem acesso à praias dos Nativos, uma das mais procuradas da região.
A região que virou rota de férias e festas dos famosos se adaptou aos seus visitantes, possuindo hotéis de luxo e lojas de grife.

 

Arraial D’Ajuda

Separada de Porto Seguro pelo Rio Buranhém, Arraial D’Ajuda tem na Rua do Mucugê o seu ponto principal de movimento que reúne lojas de artesanatos, restaurantes e muitas pousadas, além das belas praias que são espaços de lazer e tranquilidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »