Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 11h22min - Atualizada em 17/07/2020 às 11h02min

Anos 60 marcam a revolução jovem no mundo da moda

A década mudou a vestimenta com o surgimento de minissaias e calças cigarretes

Myllena Ferreira - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Pinterest
Após os anos 50, um período marcado por peças que ressaltavam a feminilidade das mulheres, com saias rodadas e cinturas marcadas, o mundo da moda passou por uma grande revolução e ficou lembrada pela velocidade das transformações. Durante a década de 60, roupas como a calça cigarrete e a minissaia foram adotadas e vistas como inovações.

Entre os estilos desses período, está o Rock’n’Roll, que até os dias atuais continua impactando na moda, no entanto, ganhou mais força nos anos 60. Cantores como Little Richard, Elvis Presley e os Beatles começaram a fazer sucesso e viraram inspiração por causa do modo de se vestir. 

Minissaias
A estilista britânica Mary Quant, considerada a criadora das minissaias que tomaram conta do guarda roupa das mulheres, foi a responsável pela tendência na Inglaterra, considerada uma ousadia na época. A inovação também foi vista como uma das transformações.


Cigarretes
Diferente da década anterior em que mulheres que usavam calças eram julgadas, nos anos 60 com a chegada das cigarretes essa visão mudou. Esses modelos se caracterizam por ter o corte reto e permanecerem justas até a altura do tornozelo, com o comprimento mais curto do que as calças normais. Atualmente, esse estilo de calça voltou e continua sendo bastante usado.


Maiô Monoquíni 
Nas praias, a tendência usada eram os maiôs monoquínis. A peça causou polêmica na época  por causa dos cortes nas laterais que deixavam os seios à mostra.



Acessórios 
Os acessórios não ficam de fora da década revolucionária da moda. O lenço foi uma grande aposta, e eram utilizados no pescoço com um nó. .Já no cabelo eram usados lenços ou faixas grossas.Para compor o look, as mulheres também aderiram aos óculos de sol redondos e com grandes armações.



Retratado em série da Netflix

A série coisa mais linda, original Netflix, retratou o estilo do fim dos anos 50 com a primeira temporada e o início dos anos 60, com a segunda, trazendo figurinos bem característicos da época.

Um dos motivos da revolução na moda foi a mudança da vida das mulheres. Este período é marcado pela busca de liberdade. A trama da série aborda questões como o feminismo, racismo, desigualdade social, feminicídio, entre outros casos que continuam sendo questionados no presente. 

Sendo assim, os anos 60 marca a luta das mulheres pela independência em um século dominado por homens. As mudanças no comportamento feminino é retratado também no modo de se vestir, já que apesar das mulheres terem sido duramente criticadas e estereotipadas, a busca pela liberdade continuou com essa revolução.






 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »