Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 12h08min - Atualizada em 17/07/2020 às 12h04min

A pré-venda de Areia, novo Quadrinho de Bruno Marcello, segue nas mídias sociais.

Paulo Pereira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte | Reprodução: https://www.instagram.com/buabruno/
A construção da nova obra de histórias em quadrinhos do Quadrinista, Ilustrador e Professor baiano Bruno Marcello (também conhecido como “Bua”) remonta o ano de 2016. Na ocasião foram concluídos o roteiro e os estudos dos personagens.
 
Em função das dificuldades de se produzir uma história em quadrinhos sozinho – trata-se do primeiro inteiramente produzido por ele – e da própria natureza da técnica escolhida por Bua, o gibi começou a dar os primeiros sinais de vida apenas no final de 2019. No final deste ano, o autor começou a divulgar em seu Instagram algumas ideias, referências e esboços.
 
Em março de 2020, mais precisamente no dia 13, a capa da HQ Areia foi finalmente divulgada. Seguida da revelação da sinopse e o início da pré-venda em seu site oficial.
 
Em uma São Salvador da Bahia – antiga denominação da capital – caótica e futurista é onde se passa a narrativa de um androide com aparência feminina em sua busca por obras de arte e de sua Ilustradora favorita. Consigo, “a moça” carrega uma “mala inteligente” repleta de quadros.
 
Um dado narrativo complementar é que essa Androide possui três irmãs, que se encontra espalhadas pelo mundo. Em função do fato, Bua revela que pretende desdobrar a história e produzir novos quadrinhos mais adiante.
 
Outro detalhe interessante de Areia, é que nos quadros haverá diversas referências a artistas baianos, amigos, cujo trabalho Bua muito admira.
 
O soteropolitano – nascido em Salvador – de sangue uruguaio conta que enxerga a capital baiana (e o jeito expressivo do povo baiano) como uma cidade incrível. Também é um amante do gênero Ficção Científica. Areia une as duas coisas em meio a preocupações com a ação humana sobre o planeta Terra.
 
Não é a primeira vez que Bua concatena nos Quadrinhos uma visão futurista e distópica de Salvador. Cidade Motor (2016), pela RV Cultura e Arte e em parceria com Camilo Fróes e Moreno Pacheco, já tecia percepções nesta seara. No entanto, agora, Areia é um futuro inteiramente criado por Bruno Marcello.
 
A concepção deste espaço-tempo carrega em si uma espécie de amalgama entre as ideias trazidas pelos filmes/livros/quadrinhos Mad Max, Blade Runner e Ghost in the Shell, como explica o autor.
 
O retorno do público tem sido bastante positivo. As artes, como a da capa que mostra a Ilha de Itaparica (BA) vista de Salvador (do futuro em questão), vem chamando muito à atenção segundo Bua.
 
Com boas relações estabelecidas tanto com o formato físico quanto com o formato digital – que vem sendo requerido pelos interessados na obra –, este último pode ser o primeiro a ganhar vida em função da extensão da pandemia em que vivemos. No entanto, os planos originais para mídia física estão mantidos. O desejo do autor e normas contratuais às quais a HQ está submetida, regram.
 
Em tempo, a pré-venda atual são referentes à mídia física. E no ato da compra, os interessados podem adquirir prints, artes originais e outras obras do Quadrinista.
 
Areia terá capa cartão envernizada, lombada quadrada, dimensões 21x28 cm e 80 páginas coloridas em um pape couchê de 115g.
 
A obra conta o apoio da Green Móveis Planejados (empresa baina) e o patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, entidade que compõe o Governo do Estado.
 
Pode ser adquirida através do site oficial do Quadrinista.
 
Referências:
 
MARCELLO, B. Bruno Marcello. [s.d]. Disponível em: http://www.brunomarcello.com/index.html. Acesso em: 10 jul. 2020.
 
MARCELLO, B. Bruno Marcello. Instagram. [s.d]. Disponível em: https://www.instagram.com/buabruno/. Acesso em: 11 jul. 2020.
 

 
 
 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »