Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 19h34min - Atualizada em 17/07/2020 às 19h29min

​Lagoinha - SP a cidade cercada pelo vírus sem casos.

Fernanda Silva - Editado por Camilla Soares
foto: reprodução/ internet
Lagoinha, uma cidadezinha localizada no interior de são Paulo, é uma das duas cidades do vale do Paraíba que se encontra sem casos de Covid-19, embora todas as cidades ao redor ja contam com infectados pela doença. Desde o início da pandemia a cidade ainda não registrou nenhum caso da doença, mesmo o governo do estado vem trazendo números crescentes de novos casos na região do vale do Paraíba após a flexibilização da quarentena, porém mesmo com a retomada econômica do estado que aumento em 75 %  os novos registros de casos da doença na região a cidade segue sem registro e ainda tomando medidas serias de precaução.

O prefeito Tiago Magno (PR) conta que foi montada uma força tarefa com órgãos de saúde e secretarias municipais para formar uma espécie de escudo ao redor da cidade. "Temos barreiras sanitárias nos fins de semana para abordar quem chega. Obrigamos o uso de máscara e fazemos a desinfecção diária das unidades de saúde, prédios públicos e das principais ruas para manter o vírus longe." a força tarefa conta também com a ajuda da rádio comunitária da cidade para conscientizar ainda mais os munícipes, e com moradores voluntários que estão fazendo e distribuindo mascaras para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Desde antes da retomada econômica, a prefeitura da cidade a vinha juntamente com os comerciantes fazendo um trabalho de conscientização para a população consumir do comercio local, desde sempre respeitando as medidas de segurança como o uso de máscara, álcool em gel, e o distanciamento de no mínimo 1,5m, além do apoio das equipes de saúde e agentes comunitários. A equipe de vigilância está ativa nas visitas em pontos comerciais para o cumprimento dos decretos, orientando e informando. Agora com o plano de retomada econômica do estado de são Paulo lagoinha se encontra na fase laranja, o que alivia os comerciantes e microempresários locais.

Porem a flexibilização da quarentena preocupa os cidadãos ‘lagoinheses’, além de ser uma cidade de muitos idosos, não há hospital no munício, que conta somente com uma unidade do SAMU e o posto de saúde, sendo assim possíveis casos deverão ser encaminhados para tratamento no hospital regional do vale do Paraíba, em Taubaté cerca de 50 km da cidade a prefeitura da cidade além de conscientizar a população a respeito do novo corona vírus, incentivar s munícipes a consumir do comércio local, a prefeitura junto com as escolas municipais da cidade passaram a distribuir kits merenda para as famílias das crianças matriculadas nas escolas municipais da cidade que foram afetadas pela crise em decorrência da pandemia, os kit contam com os alimentos que em situação de normalidade seriam usados para merenda escolar, porém agora são distribuído até a casa das famílias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »