Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 19h36min - Atualizada em 17/07/2020 às 18h44min

Influência do rock'n'roll muda estilo e ideologias

Como a moda acompanhou as fases da música

Laís Rodrigues - Editado por Larissa Barros
Colagem por Laís Rodrigues

Apesar do estilo musical ter começado em 1950, com uma pegada mais próxima do jazz, moda e  rock’n’roll andam juntos desde os anos 60. Com o passar dos anos o estilo foi evoluindo e surgiram ícones como The Beatles e Elvis Presley. A influência dessa gênero não mudou apenas a vida das pessoas, mas também  os pensamentos e ideologias.

Em entrevista ao site “Não tem dupla mais entrosada que moda e rock! A sincronia é tanta que eu sempre fico em dúvida se foi o rock que influenciou a moda, a moda que influenciou o rock ou se é um pouco dos dois” diz Thais Farage para o site Farfetch.

Um dos primeiros símbolos do rock nos Estados Unidos foi o cantor Elvis Presley. O seu estilo era considerado novo para eṕoca, com ternos e jaquetas. Entre as peças mais icônicas está a jaqueta branca icônica e o famoso topete. 

Na década de 60 começou a era Hippie marcada com calças boca de sino, óculos redondo, bordados, roupas em camurça e franjas. Para exemplificar, podemos usar o festival Woodstock como símbolo da década, nele além dos fãs com esse estilo, contou com a presença de ícones do rock como Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Ainda nos anos 60, a banda The Beatles revolucionou o rock e a moda foi influenciada com os icônicos terninhos usados pelo grupo. Apesar do estilo da banda mudar, a peça continuava presente. 



Já na década 70 o rock passou a não ser somente um estilo musical mas também uma forma de expressão social. As bandas começaram a tocar um rock mais pesado, marcando então o início do punk e heavy metal. Por a moda ser influenciada pela sociedade, o estilo da época se modificou, focando em roupas pretas, detalhes com spikes, correntes, começamos o estilo que conhecemos.

Nesse período o rock glam explodiu na Grã-Bretanha e com ele  tendências como os macacões, roupas bem justas como o collant, vinil, brilho e animal print, além da maquiagem. Os Rolling Stones, Queen e Aerosmith são os principais marcos da época. 

A banda de punk rock, Sex Pistols ousou ao adotar jaquetas de couros com muitos zíperes, dando início ao movimento punk no mundo da moda. 

A estilista britânica Vivienne Westwood deu o pontapé inicial para o surgimento desse movimento. A designer era responsável pela boutique SEX, que carregava o conceito do it yourself (DIY), ou em tradução literal, faça você mesmo. As roupas da sua loja possuíam tecido de couro, spikes e permitia que cada um personalizar a roupa como quisesse.

O estilo punk veio com força no começo dos anos 80 com o sucesso do Punk Rock na música com bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Metallica. A época de movimentos da contracultura iam contra os padrões e muitos aderiram o estilo do rock pesado, seja  na música ou na moda.



Durante os anos 80 e 90 peças como jaqueta de couro, tênis de cano alto -alto como o all star, bandanas foram adotados por muitos movimentos. Atualmente, esses itens ainda fazem parte da nossa vida e cultura. 

A moda rock se difundiu com o estilo grunge na década de 1990. A intenção desse estilo é parecer despreocupado e ir contra os tradicionais ideais, seja de beleza ou do mundo da moda.  Por isso, era comum integrantes desses grupos usarem  roupas calças rasgadas, tênis sujos, camisas largas, barbas e cabelo longo. O principal símbolo do grunge e dessa subcultura era sem dúvidas, Kurt Cobain do Nirvana e também a banda Guns'n'Roses. 


Após esses anos, todas as influências se juntaram e formaram o que conhecemos na atualidade. Temos o lado mais punk pesado e o lado rock mais leve, um pouco mais próximo do grunge. Assim como todas as épocas possuem suas tendências musicais e culturais  que influenciam a moda, sem dúvida o século passado marcou uma geração e continua marcando. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »