Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 20h15min - Atualizada em 17/07/2020 às 20h10min

CBF divulga novas datas para a temporada do futebol feminino

A temporada foi ajustada e irá até 2021

Guilherme Reis - Editado por Paulo Octávio
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na tarde desta sexta-feira (17) as novas datas das competições femininas de 2020/21. O calendário foi reajustado devido à paralisação ocasionado pela pandemia da covid-19. A nova programação, feita pela Diretoria de Competições, abrange as cinco competições sendo duas na categoria adulta e três de base. São elas: o Brasileiro Feminino A1, Brasileiro Feminino A2 e as competições de base do Brasileiro Sub-18, Sub-16 e Sub-14.

 

O primeiro campeonato que irá voltar será o Brasileirão Feminino A1, que manterá o seu formato original. A data prevista é para o dia 26 de agosto. O campeonato tem previsão de término ainda neste ano no dia 06 de dezembro. A competição já foi disputada até a metade da 5° rodada. Para o fim da primeira fase ainda restam onze datas.

 

O Brasileirão Feminino A2, paralisado na primeira rodada, terá seu início previsto para o dia 18 de outubro com final marcada para o dia 31 de janeiro de 2021. O formato da competição permanece o mesmo.

 

As novas datas das competições de base foram ajustadas respeitando as datas reservadas pela Conmebol para os Campeonatos Sul-Americanos Femininos Sub-20 e Sub-17. O Brasileiro Feminino Sub-18 irá começar ano que vem no mês de janeiro e tem como previsão de término o dia 28 de fevereiro. Já o Sub-16 começará em 2 de outubro com término marcado para o dia 11 do mesmo mês.  Festival Sul-Americano Conmebol Sub-14, etapa Brasil, será em dezembro no dia 14 a 20 deste ano.

 

Formato das competições:

 

Campeonato Brasileiro Feminino A1

 

O campeonato é disputado em um único turno e pontos corridos, no qual todos os clubes se enfrentam. Os oito melhores colocados avançam para a segunda fase, que será no formato de mata-mata - ida e volta - até a final. Os quatro último colocados cairão à segunda divisão.

 

Campeonato Brasileiro Feminino A2

 

São seis grupos de seis times em que cada time se enfrentam em turno único. Avançam de fase os 16 melhores colocados - os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados - que jogam o mata-mata, com jogos ida e volta, até a final. Os quatro semifinalistas garantem acesso ao Brasileiro Feminino A-1. 

 

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18

 

Seis grupos de quatro clubes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de cada grupo, os oito melhores colocados avançam e formam dois grupos de quatro clubes jogam em turno único dentro do grupo. Os quatro melhores - dois de cada grupo - avançam e jogam semifinal e final em sistema de ida e volta.

 

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16

 

Três grupos de quatro clubes jogando dentro do próprio grupo em turno único. O primeiro de cada grupo e segundo melhor colocado avançam para a semifinal. A final e semifinal serão disputadas em jogos únicos.

 

Festival Sul-Americano Conmebol Sub-14 - Etapa Brasil

 

Dois grupos de quatro clubes jogam dentro do próprio grupo em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as fases de semifinal e final, também disputadas em jogos únicos. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »