Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/07/2020 às 17h13min - Atualizada em 20/07/2020 às 16h58min

Modificação dos escudos gera polemica entre os torcedores

Diversos times mudaram suas identidades e seus logos ao longa da história

Gustavo Cardozo Moraes - Editado por Paulo Octávio
Clubes europeus que modificaram seus escudos "Reprodução/Globo Esporte"
Recentemente, mudanças dos escudos dos clubes vêm sendo algo comum no futebol mundial. O intuito das equipes é o de modernizar e criar uma nova identidade. Alguns times da Europa mudaram seu visual na década passada, entre eles está a Juventus-ITA, Manchester City, West Ham e Roma. No Brasil algumas equipes também aderiram as modificações. As mais recentes foram os times do Atlhetico-PR e do Atlético-GO. Até a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou seu escudo em 2019.

Em dezembro de 2018, os dirigentes do Athletico-PR divulgaram a nova identidade visual da equipe. O clube paranaense mudou toda sua estética, desde o escudo até o uniforme da equipe. Além da parte visual, os mascotes também foram modificados, a “Família Furacão” foi apresentada junto as outras mudanças. Também houve alteração na grafia do clube com acrescimo da letra “H”, que passou a fazer parte do nome do time. Essas alterções trazem muitas polêmicas para a torcida: alguns apoiam, outros criticam.

Os fãs das agremiações têm muitas dificuldades de aceitar as modificações. O Athleticano Vinicius Silvestrini, de 19 anos, disse: "No começo a aceitação dos torcedores não foi positiva. Mas, a gente se acostuma, começa a gostar, começa a criar amor. Não é só por uma logo que a gente para de gostar do time". Silvestrini ainda completou: "Entre os times do Paraná, o Athletico virou chacota, pelo o escudo".

 A discussão é se a moficação da identidade visual afeta a origem do clube. Os mais fanáticos questionam esse dilema. Para muitos, os escudos e brasões são intocáveis, fazem parte da história do time e não podem ser alterados. Outros acham que faz parte do processo evolutivo do clube, que é necessário ter alteração e expandir sua marca. “Para os torcedores comuns não importa, já para os mais fanáticos faz total diferença. Tem a questão do apego, a gente se apega as pequenas coisas, quando isso muda nós sentimos um pouco”, disse Silvestrini.

O Atlético-GO também mudou seu escudo. No dia 19 de junho a equipe goiana divulgou sua nova identidade. Nenhuma outra alteração foi feita. A grafia continua a mesma e a sigla ACG (Atlético Clube Goianiense) também está presente no novo escudo. No post oficial do clube no Instagram, a maioria dos fãs que comentaram deram um feedback positivo. A torcida elogiou a nova identidade criada, pois o escudo está diferente do de outras  agremiações, como o do São Paulo e do Fortaleza. Outros torcedores não gostaram da nova estética e acabaram criticando.


Diferentes versões do escudo do Atlético-GO "Reprodução/Maquina do esporte"

No Futebol brasileiro outras atualizações recentes foram feitas. A mais emblemática é a adaptação que a Chapecoense fez. O clube adicionou uma estrela em cima do escudo com uma menção a copa Sul-americana conquistada em 2016. Além da estrela central, o clube colocou outra estrela dentro da letra “F” da sigla ACF (Associação Chapecoense de Futebol), em homenagem aos jogadores que morreram na fatídica queda do avião.

Quase todos os clubes de grande expressão atualizaram seus escudos durante sua história. O Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Botafogo, entre outros tantos, que também mudaram. No futebol europeu também várias modificações foram feitas, o próprio Barcelona, Real Madrid, Juventus, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Arsenal, várias equipes já passaram por esse processo de afirmação de identidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »