Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/07/2020 às 09h42min - Atualizada em 21/07/2020 às 09h32min

Reabertura precoce dos parques da Disney provoca aumento dos casos de coronavírus

Flórida e Hong Kong são as regiões mais afetadas e números da Covid-19 disparam

Melissa Costa - Alexandra Machado
Foto: COURTESY OF DISNEY
Por conta do novo coronavírus, parques de diversão de todo mundo, incluindo os da Disney, encerraram as atividades para conter a disseminação da doença. Porém, devido a flexibilização da quarentena que vêm ocorrendo há alguns meses em vários locais, muitas atrações turísticas estão retornando ao funcionamento.

Em 18 de junho, após quase cinco meses fechado, a Disney de Hong Kong, cidade pertencente a região administrativa especial da China, voltou a receber público. Sendo o segundo dos parques da Disney a reabrir, atrás somente de Xangai. Entretanto, menos de um mês depois, a administração do parque informou, por meio de nota, que o local fecharia novamente a partir de 15 de julho. “Como requisitado pelo governo e pelas autoridades de saúde, em linha com os esforços de prevenção adotados em Hong Kong, o parque será fechado temporariamente”.

A adoção da medida de segurança deu-se pelo aumento de casos de coronavírus e medo do governo de uma terceira onda da pandemia. Em 13 de julho, Hong Kong registrou 52 novos casos da doença, uma das maiores altas desde o inicio da série histórica. Já no último dia 19, os casos dispararam registrando mais de 100 em um período de 24 horas.

No mesmo dia que Hong Kong fechava suas portas, a Disney de Paris reabria com regras de distanciamento, uso obrigatório de máscaras, capacidade de público reduzida e compra de ingressos antecipada. Na França os casos de coronavírus vêm registrando queda desde seu pico em abril. No dia 15 de julho, dados da Wikipédia juntamente a outros sites de informação, como o The New York Times, não apontaram novos casos. Condizendo assim com a declaração dada à rádio France Inter pelo presidente do Comitê Científico do Governo, Jean-François Delfraissy, de que a França está sob controle. "Ele [o vírus] ainda está circulando em certas regiões em particular, mas está circulando lentamente".

Já nos Estados Unidos, mesmo com o exemplo anterior de Hong Kong e com uma petição assinada por cerca de 19 mil pessoas, entre elas funcionários, pedindo o adiamento da reabertura, a Disney Flórida reabriu duas de suas áreas temáticas, o Animal e o Magic Kingdom em 11 de julho. A reabertura foi altamente criticada, pois o estado americano é considerado um dos epicentros da doença no país. Um dia antes da reabertura, em 10 de julho, a Flórida registrou 11 mil casos e um dia após foram mais de 15 mil.

Por outro lado a Disney Califórnia adiou sua reabertura que estava programada para dia 17 de julho. “Nós havíamos previamente anunciado uma reabertura gradual dos nossos parques temáticos dependendo de aprovação governamental. O estado da Califórnia indicou agora que não aprovará as diretrizes de reabertura do parque temático até algum período depois de 4 de julho. Dado o tempo que nós precisamos para trazer milhares de funcionários de volta ao trabalho, nós não temos escolha além de adiar a reabertura dos parques temáticos” diz nota divulgada. Funcionários juntamente ao sindicato já haviam realizado também uma carreata dentro do parque como uma forma de protesto a reabertura precoce.

No Brasil, o Beto Carrero World, segundo parque mais visitado na América Latina, no estado de Santa Catarina, no sul do país, reabriu no dia 12 de junho, em meio ao pico do coronavírus e recebeu críticas por aglomeração e pessoas sem uso de máscara.
Imagens que circularam pela internet mostravam uma arquibancada lotada, porém o parque argumentou que o ângulo da foto sugeria a situação.

“Estamos cientes das imagens que circulam na internet e elas precisam ser vistas por dois ângulos diferentes. O distanciamento está sendo respeitado entre as famílias, e os dois shows que acontecem em área aberta operam com 30% da capacidade” afirmou a assessoria.
A reabertura é autorizada por decreto estadual desde o dia 8 de junho. O Ministério Público de Santa Catarina já fiscalizou o parque duas vezes desde a reabertura, sem aviso prévio, e não encontrou nenhuma irregularidade. O estado brasileiro tem atualmente mais de 53 mil casos de coronavírus e o número de vítimas diárias mais do que dobrou em duas semanas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »