Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/07/2020 às 14h35min - Atualizada em 22/07/2020 às 14h32min

Após protestos de jogadores, NFL divulga protocolo de segurança para COVID-19

Jogadores foram ao Twitter reclamar da falta de transparência da liga em relação a prevenção a doença

Lucas de Almeida Andrade - Editado por Paulo Octávio
Dr. Allen Sills durante evento da NFL. Créditos: AP Photo/David J. Phillip
Após diversos jogadores da National Football Legue (NFL) protestarem no último domingo (19) via hastag “WeWantToPlay”(Nós Queremos Jogar), a liga anunciou as medidas de segurança a serem adotadas pelas equipes.  No protocolo divulgado pela entidade nesta segunda-feira (20), constam testes diários a todos os membros das equipes, além do monitoramento e rastreamento de pessoas com quem eles possam entrar em contato fora das instalações dos times. 

O principal ponto deste protocolo é que todos os esportistas e funcionários das franquias passarão por dois testes para detectar a doença no perído de três dias. Caso os resultados sejam negativos, jogadores e funcionários poderão entrar nas instalações dos times, para iniciarem treinamentos e reuniões. A partir disso, todos os que forem liberados para exercerem as suas funções serão testados diariamente durante duas semanas. Se a porcentagem de casos positivos for menor que 5%, as avaliações de saúde passam a ser dia sim dia não. Caso esta porcentagem seja maior que 5%, o protocolo continua diariamente até que o valor diminua.

Outra exigência de saúde é que todos os envolvido com as equipes utilizem algum tipo de dispositivo eletrônico que guarde as informações de deslocamento e proximidade com outras pessoas. A finalidade é que se possa rastrear com maior efetividade com quem os atletas tiveram contato e impedir que haja maiores contaminações da doença. Membros que testarem positivo ficarão em casa sob observação até que sejam liberados para voltarem as suas funções.
 
O diretor médico da NFL, o Dr. Allen Sills, disse que o tratado de COVID-19 será um trabalho contínuo de testagem e observações e pode mudar suas características conforme o avanço da doença. Ele ainda ressaltou que a abordagem dos ensaios clinícos é lenta, porém é a mais eficaz, segundo o consenso médico.

Como serão necessários muitos testes, a NFL contratou a empresa BioReference Laboratories para exercer a função de diagnóstico. A liga afirmou em nota que se preocupa em não restringir o número de kits de identificação da doença para a população em geral.  A liga ainda diz que cuidar da saúde de todas as pessoas envolvidas com o esporte é essencial para evitar maiores problemas de saúde pública.

O protocolo foi uma vitória dos atletas que se posicionaram contra a falta de clareza da liga. Outra vitória obtida por eles foi o cancelamento dos jogos de pré-temporada. Inicialmente a NFL propôs a redução de quatro para dois jogos de pré-temporada, que cada equipe faria. Os jogadores juntamente com o sindicato de atletas não aceitaram o proposto, alegando que seria desnecessário jogar na pré-temporada. A liga diminuiu a oferta para um jogo por equipe, mas novamente não houve acordo. Por fim, na terça-feira (21) a liga optou por cancelar os jogos de pré-temporada após repercussão negativa.

O jogo de abertura da NFL entre o atual campeão da liga, Kansas City Chiefs e Houston Texans está marcado para o dia dez de setembro. Segundo o calendário da liga as equipes têm até o dia 28 de julho para se reapresentarem as instalações dos times para iniciarem o período de análise médica em relação ao coronavírus e assim começarem os treinamentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »