Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/07/2020 às 16h41min - Atualizada em 22/07/2020 às 16h34min

Leeds United consegue o acesso para a Premier League após 16 anos

O tradicional clube conquista o título da Championship, a segunda divisão inglesa,e volta a elite

Gabriel Borges
Instagram: @leedsunited
O Leeds conseguiu o acesso a Premier League após 16 anos na fila. Após a derrota do West Bromwich para o Huddersfield, por 2 a 1, o acesso de volta à elite foi garantido. O clube da cidade de Leeds, amargou durante a fila três anos na terceira divisão, League One, e o restante na Championship em que não havia conseguido uma colocação melhor que o quinto lugar, até a chegada do técnico argentino Marcelo Bielsa. Assumido por ‘El loco’ Bielsa desde a temporada passada, o Leeds chegou perto de conseguir a voltar a elite, porém não conseguiu vencer os playoffs para retornar a primeira divisão. Com o segmento do trabalho, o objetivo do acesso foi conquistado juntamente com o título da segunda divisão, o quarto da sua história. O título veio logo após o acesso na partida em que o Stoke City venceu o Brentford, que era um dos candidatos ao título, por 1 a 0.
 
A última vez que o time da cidade de Leeds disputou a Premier League foi na temporada 2003/2004, na qual o clube ocupou a 19° posição. Temporada essa que houve o único título invicto da história da competição, conquistado pelo Arsenal, iniciada no ano de 1992. O Leeds foi campeão inglês em três oportunidades. Os títulos ocorreram nas temporadas 1968/1969, 1973/1974 e na última temporada antes do início da era Premier League, nos anos 1991/1992.

No começo da década de 60 até a metade da década de 70, o clube viveu a era Don Revie. Don foi nomeado como treinador do clube no ano de 1961 e ficou até 1975. Revie venceu os principais títulos da história do Leeds. Além de dois campeonatos inglês, venceu também os únicos títulos do clube nas competições como a Copa da Inglaterra, conhecida atualmente como FA Cup, e a Taça da Liga Inglesa. O ex-jogador e treinador conquistou um vice-campeonato do torneio que seria hoje a Liga dos Campeões. O time do condado de Yorkshire foi derrotado pelo Bayern de Munique, que na época contava com vários jogadores da seleção alemã campeão da Copa do Mundo de 1974. Grandes jogadores como Franz Beckenbauer e Gerd Muller.
 
A chegada do técnico argentino Marcelo ‘El Loco’ Bielsa mudou a forma de jogar do clube na temporada 18/19. O treinador que completa 30 anos de carreira este ano não tem uma carreira muito vitoriosa, mas conhecida por implementar um bom futebol dentro de campo. Bielsa conquistou apenas quatro títulos profissionais em sua carreira. Três campeonatos argentinos, dois com o Newell’s Olds Boys e um com o Vélez Sarsfield, e o título da segunda divisão inglesa conquistado essa temporada pelo Leeds. Além dessas conquistas, venceu os Jogos Olímpicos de 2004 com a Argentina.

Bielsa é tido como uma das referências de Pep Guardiola, considerado um dos melhores técnicos do mundo pela Fifa. Após a conquista do acesso a Premier League com o Leeds United, Guardiola publicou em seu twitter uma foto do argentino com a seguinte legenda: “O melhor chega a Premier League”. O treinador argentino de 65 anos ganhou até uma estátua encomendada por um torcedor. Bielsa é muito idolatrado pelos torcedores, que ignoraram a quarentena para comemorar o acesso e o título após anos de espera.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »