Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2020 às 16h00min - Atualizada em 23/07/2020 às 15h43min

Conheça 3%, primeira série brasileira da Netflix

Temporada final ganhou data de estreia e trailer

Ana Terra - labdicasjornalismo.com
O texto contém spoiler

A série 3% é uma obra original Netflix, que estreou em 2016. Ela explora um tema pouco abordado em produções brasileiras, apresentando um Brasil pós-apocalíptico e distópico. 3% foi a primeira série nacional do streaming, abrindo espaço no mercado internacional. Ela mostra jovens de 20 anos, disputando uma seleção para ingressar no Maralto, lugar cheios de oportunidades e recursos abundantes. Porém, apenas 3% conseguem passar pelo Processo. A produção foi muito comentada, pois aborda questoes atuais, como desiguandades sociais entre grupos e o sistema de meritocracia.

A quarta e última temporada chega no dia 14 agosto no streaming.
 

A primeira temporada apresenta uma sociedade dividida em dois lugares: o Continente e o Maralto. O Continente é onde vive a maior parte da população, em situações degradantes e de miséria. Já o Maralto é um lugar com alta tecnologia e muitos recursos (extraídos do Continente), lugar onde só os “merecedores” podem viver. Um adendo para que o Maralto comanda o Continente. Para decidir quem poderá viver no Maralto, é realizado o Processo, uma seleção entre jovens de 20 anos, que são testados com provas psicológicas e físicas. Apenas 3% dos avaliados conseguem passar. Assim conhecemos os protagonistas da série: Joana, Fernando, Rafael, Michele e Ezequiel (responsável pelo Processo). A temporada exibe os personagens passando pelos testes e suas motivações para entrar no Maralto, ao mesmo tempo ela levanta questões como meritocracia e desigualdades sociais. As pessoas possuem uma vida de luxo no Maralto, em contrapartida, no Continente há pessoas passando fome e esse cenário leva a uma rebelião. A Causa é um grupo de rebeldes que lutam contra o sistema opressor do Maralto e eles conseguem infiltrar dois integrantes no Processo. A temporada termina com a Michele e o Rafael (os dois são da Causa) aptos para o Maralto, mas a Joana e o Fernando continuam no Continente.

 

A segunda temporada alterna em duas linhas temporais, o presente e o passado, contando como foi a criação do Maralto e do Processo. Conseguimos conhecer melhor o Maralto, que foi idealizado por um casal fundador e possui uma tecnologia muito avançada, recursos ilimitados, uma utopia. Todos que conseguem entrar para esse lugar, são esterilizados, para haver um controle populacional. A Michele e os outros personagens descobrem a verdade, eram três fundadores, mas eles brigaram por questões ideológicas e um deles acabou sendo assassinado, a Samira. Ela imaginava o Maralto como um lugar onde todos são bem-vindos, bem diferente da realidade implantada pelos outros dois. A série mostra que todas as crianças que viviam no Maralto, na época dos fundadores, foram enviadas para o Continente, pois elas não tinham passado pelo Processo, portanto eram indignas de viver ali. A filha do casal fundador não conseguiu ser aprovada na seleção, assim criou a Causa para lutar pelo direito de todos terem acesso a aquele lugar. Ao longo dos episódios descobrimos mais sobre a Causa, que começa a retaliar as ações do Maralto e os protagonistas buscam lutar contra o sistema opressor.

 

A terceira temporada muda o cenário, apresentando a Concha. A Concha foi idealizada por Samira e criada pela Michele, que se torna a líder. É um lugar onde todos que buscam refúgio são bem-vindos, as pessoas cooperam entre si e podem viver em harmonia. Tudo muda quando o Maralto sabota a Concha, fazendo com que ela não consiga sustentar todos os integrantes. Para resolver esse problema, a personagem Michele cria um Processo, para decidir quem poderá continuar na Concha. A Joana e o Rafael, que também estão vivendo ali, questionam a liderança da Michele, as ações da Causa e do Maralto. Os conflitos entre a Causa e o Maralto se intensificam, fazendo com que a lealdade dos personagens seja constantemente questionada. A temporada finaliza com o irmão da Michele, André, dissolvendo o Conselho, assumindo como líder interino do Maralto. Já a Michele cria um conselho, para comandar a Concha.

 

A quarta e última temporada caminha para uma guerra entre a Causa, a Concha e o Maralto. Provavelmente será apresentado o vencedor ou possivelmente mudarão o regime, criando uma paz entre os grupos. Os fãs querem saber o que acontecerá com o Continente, se as pessoas conseguirão recursos para sobreviver. Algo que foi muito questionado é o passado da Joana, até então pouco abordado e se há um possível parentesco dela com a filha do casal fundador. O trailer lançado no dia 23 de julho, mostra um clima conflituante e os personagens tentando tirar o André da liderança do Maralto. A Michele, Joana, Marcos e o Rafael provavelmente serão decisivos para o desfecho da guerra. O que todos esperam é um final a altura da série, que foi muito importante para as produções brasileiras.
 

REFERÊNCIAS
 
Adoro Cinema. Disponível em: http://www.adorocinema.com/series/serie-19610/ >acesso: 20/07/2020.
 
BARBOSA, Juliana. Quarta e última temporada de 3%, série da Netflix, estreia em agosto. Disponível em:https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/quarta-e-ultima-temporada-de-3-serie-da-netflix-estreia-em-agosto >acesso: 20/07/2020.
 
LIMA, Juliana. O que diz a crítica, nacional e estrangeira, sobre a primeira série brasileira original da Netflix. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/12/08/O-que-diz-a-cr%C3%ADtica-nacional-e-estrangeira-sobre-a-primeira-s%C3%A9rie-brasileira-original-da-Netflix >acesso: 20/07/2020.
 
JACOBS, Guilherme. 3% - 1ª Temporada | Crítica. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/3-critica >acesso: 20/07/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »