Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2020 às 20h38min - Atualizada em 23/07/2020 às 20h18min

Lençóis Maranhenses: o deserto deslumbrante do Brasil

Um lugar mágico que encanta viajantes do mundo todo

Lais Galdino - Alexandra Machado
Foto: Reprodução/Internet
Localizado no estado do Maranhão, é um dos principais pontos turísticos do Brasil. Apresentam paisagens incríveis, compostas por quilômetros de dunas de areia fina e muito branca, com até 40 metros de altura. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário extraordinário ao chegar no topo da paisagem, onde é possível ver a imensidão dos Lençóis e se deparar com uma lagoa de águas cristalinas. O deserto do Brasil é o único no mundo com milhares de lagos e piscinas naturais formadas pelas águas da chuva.

Para conhecer esse lugar incrível e apreciar essa imensidão, é preciso estar atento ao calendário, pois a alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, principalmente entre os meses de abril e agosto. Na seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do país.



Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. E para quem ama praia, pode investir uns dias na praia do Caburé e em Atins, com passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, prática crescente na região. Também é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo e ver o pôr do sol deslumbrante.

Para a felicidade de muitos, o parque dos Lençóis Maranhenses está reaberto com todas as medidas e precauções. A orientação é que as unidades reduzam a capacidade de público e priorizem a venda de ingressos online para evitar filas. Também é preciso manter distanciamento mínimo de 2 metros. Os materiais de uso coletivo são higienizados e é obrigatório o uso de máscaras.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »