Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2020 às 23h36min - Atualizada em 23/07/2020 às 23h05min

Desenhos infantis que abordam temáticas psicológicas

Distúrbios psicológicos e suas características retratadas em filmes infantis

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Pixar / Reprodução: Instagram

Mudanças no comportamento, humor ou relacionamentos algumas vezes podem indicar possíveis alterações e instabilidades psicológicas, que podem se desenvolver devido estresse, tristeza, ou por ficar muito tempo em casa, como está ocorrendo durante a quarentena.

É importante estar atento aos sintomas e características de cada tipo de distúrbio e como elas afetam nosso cotidiano. Apesar de não serem distinguidos facilmente, é necessário estar alerta ao tempo de duração dos sintomas e as frequências que eles ocorrem.

Importante também é estar atento às causas que levam a esses problemas, entre elas, os fatores sociais (relacionamentos interpessoais), fatores biológicos, hereditários e psicológicos.

Dentre os principais distúrbios mentais está a depressão, que afeta cerca de 5,8% da população brasileira e seus sintomas são: tristeza profunda, desânimo persistente, perda de interessa nas atividades comuns, insônia e perda de apetite.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 8,6 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade e seus sintomas são: agitação, hipervigiliância, inquietação, falta de ar, dores no peito, medo, tremores e tonturas.

O transtorno bipolar afeta 4% da população brasileira, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mudanças de humor, falta de energia, sentimentos de culpa, ansiedade, apatia entre outros sintomas são comuns no distúrbio.

Já o Autismo é um transtorno que segundo a CDC (Center of deseases control and prevention) afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo sua recorrência maior em meninos. Suas principais características são dificuldade de interação social, comportamentos restritivos, dificuldades de fala, e comportamentos repetitivos. Vale lembrar que o autismo possui níveis e são eles: leve, médio e grave.

No mundo geek, diversos filmes abordam temáticas psicológicas demostrando a importância de falar sobre o assunto e apresentando para o público como os distúrbios funcionam e se desenvolvem, porém de maneira descontraída, sendo possível apresentar o tema de forma lúdica para crianças e adultos.

A representatividade de distúrbios é importante tanto para quem as possui quanto para os familiares, que se sentem inclusos na sociedade e percebem que até personagens ou heróis podem passar por situações complicadas e superá-las.

Divertida mente (2015), sem dúvidas é um filme de grande importância. Pois aborda assuntos tratados na psicanálise e neurociência. O filme apresenta a história de uma garota e suas emoções durante a fase de mudança de cidade. E ainda mostra as características desse período de transição na adolescência, como ela lida com suas emoções e como isso reflete na sua vida. 

Segundo a teoria Junguiana todos temos dois lados, formulados em conceitos de introvertido e extrovertido, podemos observar isso nas ilhas de personalidade de Riley. O filme apresenta a importância de todas as emoções e como é necessário que elas trabalhem juntas para a evolução da personagem. Divertida mente conta também com várias teorias e easter eggs sobre filmes da Pixar.

Ursinho Pooh (2011) é outro filme que aborda distúrbios mentais representando cada personagem com uma patologia diferente. Segundo a CMAJ (Canadian Medical Association Journal) o Ursinho Pooh apresenta Deficit de atenção e hiperatividade, já que está sempre pensando em conseguir mel, possuí dificuldade de se concentrar e cria planos sem sentidos. Leitão é a representação da ansiedade, já que está sempre pensando no futuro, com medo e preocupado.  é o simbolismo da depressão, estando sempre pensando no pior, é apresentado como o personagem triste e melancólico. A hiperatividade também é observada no Tigrão, que nunca presta atenção nos outros e não consegue ficar parado. Narcisismo é a característica de Abel, que se acha o mais importante e que sua palavra sempre é a certa.

Já na realidade, após perceber algum sintoma ou característica de distúrbios mentais, é muito importante procurar um terapeuta ou psicólogo, que é o profissional que visa reestabelecer a saúde mental dos pacientes. Não é recomendado o autodiagnostico e automedicação, procure sempre um especialista. O SUS (Sistema Único de Saúde) possui atendimento psicológico gratuito chamado de CAPS (Centro de atenção Psicossocial) e contém uma equipe formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiras e terapeutas.

 

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” OMS


REFERÊNCIAS:
SINTOMAS das doenças mentais. UNIICA, 6 de abr. de 2016. Disponível em: <http://uniica.com.br/artigo/sintomas-de-doencas-mentais-2/>. Acesso em: 22 de jul. de 2020.

BRASIL é o país com maior número de pessoas com ansiedade. Catraca livre, 31 de jan. de 2020. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/brasil-e-o-pais-com-maior-numero-de-pessoas-com-ansiedade/> Acesso em 22 de jul, 2020.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »